• Geral
  • 25 de janeiro de 2021

Vidas entre escombros: moradora de Cachoeirinha se dedica ao resgate de animais

Vidas entre escombros: moradora de Cachoeirinha se dedica ao resgate de animais
Continua Depois da Publicidade
Animais foram deixados para trás. Foto: Arquivo pessoal

Quando as obras da nova pista do Aeroporto Salgado Filho avançaram sobre a Vila Nazaré em Porto Alegre, a vida de muitas pessoas mudou e dos cães e gatos também. Com a transferência de moradores para outras áreas da cidade, para apartamentos ou pequenas casas, os animais de estimação ficaram para trás, ao relento e sem um lar para chamar de seu. Foi nesse momento que Denise Silveira entrou em ação e criou o projeto SOS Animais Vila Nazaré. Ela já havia sido voluntária da ONG 101 vira-latas de Viamão e do projeto Vira Lata Vira Amor, de Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

Denise foi moradora da Vila Nazaré durante mais de 30 anos e junto com sua mãe possuem 10 animais de estimação que seguem com elas após a saída do local. Todas as semanas, voluntários vão até a Vila para alimentar e resgatar mais animais, “muitos moradores pediram ajuda com os animais, estão indo para um apartamento que mal cabem os familiares”.

O projeto vai completar um ano em março, antes, no dia 22 de fevereiro de 2020 ela havia feito uma postagem pedindo ajuda no Facebook, animais estavam famintos e vivendo nos escombros das casas destruídas pelas equipes da prefeitura. “Não foi feito nenhum plano de ação por parte da prefeitura quanto aos animais que ali ficariam após a saída dos moradores. Cães estavam matando gatos para comer por extrema fome”.

Continua Depois da Publicidade

Após a criação de um grupo no WhatsApp e da página no Facebook, um número cada vez maior de voluntários foi aparecendo, uma clínica próxima ao local também entrou em contato para auxiliar. O pagamento para os tratamentos é feito com recursos de vaquinhas e doações. Segundo Denise, mais de R$9 mil já foram arrecadados com o site Vakinha e outros R$15 mil com doações. “Chegamos a ter sete animais internados ao mesmo tempo e isso gerou um custo enorme, também perdemos vidas nesse um ano de atuação”.

Mais de 400 animais já foram resgatados e hoje restam poucos na Vila Nazaré, a maioria são gatos, alguns ariscos e por isso um mutirão será realizado. Após o resgate se não forem adotados imediatamente os cães e gatos são encaminhados para Lares Temporários, os LTs, onde permanecem até que encontrem um novo lar. “Temos voluntários que estão desde o início do projeto e já fizeram mais de um LT, alguns acabam também adotando”.

Continua Depois da Publicidade

Denise ainda falou sobre a importância dos LTs, que é o que possibilita os animais saírem das ruas e ganharem um abrigo enquanto esperam por uma nova vida em família. Ainda sobre as adoções, elarevelou a facilidade na adoção de filhotes e dificuldades para os adultos e, segundo ela, de certa forma, a pandemia ajudou nas adoções e também nos Lares Temporários, já que as pessoas ficavam mais em casa.

O projeto que é independente faz todas as semanas uma atualização sobre os animais que estão em LT`s e também sobre suas finanças. Além disso a adoção responsável segue sendo acompanhada após cães e gatos ganharem uma nova família. Para saber mais e ajudar, basta acompanhar pelo perfil no Instagram e pela página no Facebook.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Com a baixa gradual da água, força-tarefa para limpeza das ruas inicia em Cachoeirinha

Com a baixa gradual da água, força-tarefa para limpeza…

  Na manhã desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Cachoeirinha, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMISU) e…
Casal é preso por deixar a filha de 3 anos em abrigo de Cachoeirinha

Casal é preso por deixar a filha de 3…

  Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na madrugada deste sábado (18), em Cachoeirinha. Conforme a 1ª…