• Geral
  • 2 de dezembro de 2020

Coleta de leite no Hospital Dom João Becker pode salvar a vida de bebês; entenda

Coleta de leite no Hospital Dom João Becker pode salvar a vida de bebês; entenda
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial 

A vida de um recém-nascido, ainda mais o prematuro, depende fundamentalmente do leite materno. Por isso, campanhas de doação de leite humano são cada vez mais frequentes. O Hospital Dom João Becker, da Santa Casa de Misericórdia, firmou parceria com o Rotary Club para auxiliar na logística de coleta de leite nas doadoras de Gravataí. As mamães que possuem excedente e queiram ajudar a salvar vidas de bebês já podem contatar pelo fone (51) 3214-8284 para doar.

Continua Depois da Publicidade

“Muitas vezes as mães não conseguem, nos primeiros dias do nascimento, ter uma produção láctea suficiente para suprir as necessidades do seu bebê. Por isso é muito importante a doação de leite materno, pois ele estará complementando a demanda do recém-nascido, proporcionando uma nutrição adequada”, comenta a supervisora do Banco de Leite Humano da Santa Casa (BLH), Cláudia Abreu. Para atender a demanda, o BLH necessita 3,5 litros de leite/dia em média. Atualmente, o volume de doação não passa de 1,2 litros/dia.

A logística de coleta do leite em Gravataí ficará a cargo do Rotary Club, que se encarregará da busca domiciliar. Após cadastro da doadora e contato telefônico para orientações, o Rotary irá trazer o leite doado para o Hospital Dom João Becker. De lá será encaminhado ao BLH para todo processo de pasteurização e distribuição. “É importante essa parceira com o Rotary e a nossa campanha de estímulo a doação de leite materno. Muitos bebês, não só de Gravataí, mas de todo o Estado, vão poder ser salvos, a medida que mais lactantes venham a doar”, comenta o superintendente do Hospital Dom João Becker, Dr. Antônio Weston.

Continua Depois da Publicidade

Quem pode doar?

Para ser doadora é preciso estar saudável. Exames como anti HIV, hepatite B e C e Sífilis são solicitados já no pós-parto. Lactantes fumantes ou que se submeteram a transfusão de sangue em até cinco anos não podem doar. No momento do cadastro também é importante listar medicamentos em uso para avaliar compatibilidade com a amamentação.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…
Homem é preso suspeito de estupro em abrigo de Gravataí

Homem é preso suspeito de estupro em abrigo de…

  Um homem de 23 anos foi preso por estupro no início da madrugada deste domingo (19) e um abrigo temporário…