Manifestantes organizam protesto no Carrefour de Gravataí pelo fim do racismo

Manifestantes organizam protesto no Carrefour de Gravataí pelo fim do racismo
Continua Depois da Publicidade
Foto: Andreo Fischer/Provável Notícias.

O assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, cometido por dois seguranças que trabalhavam para a rede de hipermercados Carrefour chocou o país e foi destaque em parte da imprensa internacional. O caso, que além de ter sido filmado, e que mostra a vítima imobilizada depois de ter sido agredida com socos, causou revolta e desencadeou uma série de manifestações, principalmente de movimentos negros anti-racistas.

Continua Depois da Publicidade

Foram diversas as manifestações por conta do racismo sofrido por João, que não resistiu à tamanha brutalidade. Diversos artistas também se manifestaram contra os atos de racismo ocorridos nos últimos tempos em todo o mundo. Uma série de protestos nos mercados da rede também foram vistos. Em alguns casos, manifestantes tentaram atear fogo nos locais. Houve confusão com a polícia.

Em Gravataí, um grupo organiza para as às 17h uma manifestação pacífica pedindo o fim do racismo após o caso de João, e lembrando o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Conforme a organização, por meio de nota, o manifesto começa no Parcão de Gravataí e se estenderá até o Carrefour, no Centro da cidade.

Continua Depois da Publicidade
João Alberto era natural de Porto Alegre e deixou quatro filhos. Foto: Divulgação.

Entenda o caso 

João Alberto foi morto por dois seguranças do supermercado na noite de quinta-feira (19). Segundo a polícia, a vítima teria feito um gesto para uma funcionária do mercado, o que a fez chamar a segurança do local.

Beto, como era conhecido, foi acompanhado pelos dois homens ao estacionamento da unidade. De acordo com a polícia, ele teria dado um soco em um dos seguranças, quando começaram as agressões. A vítima foi agredida por cerca de 5 minutos pelos dois homens.

A Samu foi acionada, mas ele morreu no local. Os dois homens foram presos em flagrante e devem responder por homicídio triplamente qualificado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…