Apenados iniciam mutirão às margens do Rio Gravataí

Apenados iniciam mutirão às margens do Rio Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Vinte e três apenados do regime semiaberto do Instituto Penal de Gravataí (IPG) recolheram lixo e plantaram mudas de árvores como parte de um projeto educativo e de preservação ambiental às margens do Rio Gravataí. A ação, promovida nessa quinta-feira (25), é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da prefeitura do município, com apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fama) e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal.

Continua Depois da Publicidade

Antes da atividade, os presos receberam palestra sobre paisagismo e a importância de manter limpo o entorno do rio. Foram plantadas pelo menos 30 árvores das espécies figueira, aroreira e pau-ferro.

Segundo o engenheiro e técnico agrícola da Fama Paulo Roberto Müller, algumas partes do Rio Gravataí estão muito degradadas, especialmente a de caça e pesca na saída do banhado. “A proposta é a de que não seja feita apenas limpeza, como uma atividade para conscientizar sobre a preservação do rio e da encosta. Todos devem saber dos malefícios que o lixo e as podas irregulares causam ao ambiente”, afirmou. Ele acrescentou que o rio “não é um ‘monstro do pântano’ que digere tudo o que se coloca lá”.

Continua Depois da Publicidade

“Além de ser uma atividade de inclusão, permite que os presos contribuam positivamente ao meio ambiente. A ideia era antiga, agora vamos intensificar a parceria para realizá-la ao menos uma vez por mês”, informou a diretora do IPG, Janaína Guntzel, idealizadora do projeto.

Texto/Foto: Caroline Paiva/Ascom Susepe

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas das enchentes no RS

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas…

  Em parceria com o Cáritas Arquidiocesano, o Vicariato de Gravataí realiza uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de…
Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem desabrigados em Gravataí

Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem…

  Enquanto em alguns pontos da cidade, o volume de água baixou, em outros os alagamentos ainda são motivo de apreensão…
Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva Gravataí; confira fotos do local

Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva…

  Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Giro de Gravataí esteve na Vila Rica, um dos bairros atingidos de forma mais…