Gravataí completa hoje dois meses sem registrar novos homicídios

Gravataí completa hoje dois meses sem registrar novos homicídios
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

Foi no mês de maio deste ano que uma sequência de homicídios alertou as forças de segurança de Gravataí para uma ‘parte dois’ dos episódios ocorridos em 2017. O ano foi considerado o mais violento da história da cidade, com execuções brutais, morte de inocentes e verdadeiros atentados a tiros, principalmente em locais com aglomeração de pessoas, como o ataque na Morada do Vale II, em outubro, que deixou duas pessoas mortas e outras 33 feridas.

Continua Depois da Publicidade

A sequência de cinco homicídios em cinco dias fez com que a Polícia Civil redobrasse suas investigações em cima dos grupos criminosos, ocasionando também uma ofensiva por parte da Brigada Militar (BM) que passou a descapitalizar as facções, dificultando novamente seu crescimento e consequentemente reduzindo o poderio, evitando que novos atentados pudessem ser promovidos, já que antes de um novo território, criminosos precisavam arrumar a casa.

Demonstrando eficiência e refletindo na baixa da criminalidade, a Delegacia de Homicídios de Gravataí também passou a fazer um trabalho preventivo e realizou prisões de traficantes e matadores, que mais adiante, poderiam ser responsáveis e autores de novos ataques em nome de suas facções.

Continua Depois da Publicidade

O último homicídio consumado no município foi registrado no dia 23 de maio, quando um homem de 30 anos foi executado a tiros dentro do próprio veículo, estacionado na Rua Homero Batista, no Loteamento Guadalajara. Claiton Dias Dornelles foi alvo de diversos disparos de pistola calibre 380. O caso, que já está em fase final de investigação, tinha relação com o tráfico de drogas.

Desde então, nenhum outro crime contra a vida consumado foi registrado. Até o dia 23 de junho, quando Gravataí completava um mês sem registrar um novo crime contra a vida, ocorreram tentativas de homicídio, mas as vítimas sobreviveram aos ataques. Em julho a situação foi a mesma. Pelo menos outras três tentativas foram registradas, todas sem vítimas fatais.

Continua Depois da Publicidade

Segunda cidade gaúcha com maior redução nos índices de homicídio

Conforme o levantamento feito pela reportagem do Giro de Gravataí, publicado no dia 15 de junho, o município é a segundo em todo o RS a registrar a maior redução em homicídios no primeiro semestre, perdendo apenas para a Porto Alegre. Além disso a cidade não registrava um intervalo de dois meses sem crime consumado contra a vida desde 2010.

Entretanto, nos dados da Secretaria de Segurança Pública do RS, é possível verificar apenas os índices por município e mês a partir de 2010. Antes disso, os números de homicídios são vistos apenas por ano. Considerando a média de anual, é possível estimar que a cidade não apresentava um intervalo de dois meses sem crimes consumados contra a vida desde o ano de 2002, quando o número de homicídios foi de 24, o menor que se tem registro.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…