FAB já investigou dois registros de ovnis em Gravataí entre 1996 e 1997

FAB já investigou dois registros de ovnis em Gravataí entre 1996 e 1997
Continua Depois da Publicidade
Registros inéditos da Aeronáutica, disponíveis no Aquivo Nacional atestam dois avistamentos em Gravataí. Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98

Os recentes avistamentos de objetos voadores não identificados (ovnis) no espaço aéreo gaúcho aguçam o imaginário daqueles que são atraídos pelo desconhecido, principalmente quando o assunto é levado para o fato da possibilidade de vida em outro planeta.

Continua Depois da Publicidade

Os avistamentos mais recentes ocorreram na noite de sábado (05), por pilotos de voos da Azul e Tam, que se aproximavam do aeroporto Salgado Filho. Há relatos de avistamentos também na sexta-feira (04) e no fim do mês de outubro, todos eles na região sul. Não demorou muito para que o assunto se tornasse viral, levantando teorias e evidências sobre as atividades no espaço aéreo.

No Arquivo Nacional, uma série de documentos pertencentes ao Comando da Aeronáutica do Brasil atesta a aparição de diversos objetos não identificados em diferentes anos e em diversas partes do país. São 743 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito do assunto.

Continua Depois da Publicidade

Entre os documentos, que foram tornados públicos e podem ser acessados por qualquer cidadão, os relatos eram confidenciais e investigados por equipes da Aeronáutica. Os registros entre 1952 e 2016, apresentam 45 avistamentos de ovins no RS, dois deles em Gravataí.

O primeiro registro na Aldeia foi preenchido em 30 de abril de 1996, por um homem, na época com 24 anos, que avistou por duas vezes o mesmo objeto. No documento, informações davam conta que o objeto havia sido visto próximo das estrelas, e emitia luzes azuis.

Continua Depois da Publicidade

O avistamento ocorreu entre 3 e 5 minutos e foi registrado na Rua Valdemar Vicentini (conforme o registro), que aponta para o endereço Waldemar Guido Vicentini, no bairro Dom Feliciano, em Gravataí.

Primeiro registro apurado por oficiais da Aeronáutica, no bairro Dom Feliciano. Arquivo/Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98

Além disso, informações complementares pontuaram que o homem fez o avistamento sozinho, não possuía nenhum tipo de conhecimento e disse que o objeto não emitia som nem deixou rastros no céu. O arquivo foi anexado ao banco de dados da Aeronáutica que mapeava os locais.

Continua Depois da Publicidade

O segundo registro foi feito no dia 26 de fevereiro de 1997. Conforme o observador, um guia turístico residente em Gravataí, o objeto estava há cerca de 500 metros e se dividiu em dois. Em seguida, conforme o registro do formulário feito pelas autoridades, o objeto arredondado andava de forma lenta e em sentido retilinear. Acima dele, um outro mesmo objeto “oscilando verticalmente”.

O documento confidencial atesta que o avistamento ocorreu na altura do numeral 355 da Rua São Jerônimo, no bairro Barnabé. Também foi relatado que o céu estava parcialmente nublado e a aparição ocorreu entre 19h30 e 19h45. O relatante, na época com 26 anos, também informou não ter conhecimentos técnicos sobre ovnis e avistou os objetos a olho nu.

Continua Depois da Publicidade
Segundo avistamento registrado, em 1997 no bairro Barnabé. Arquivo/Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…