• Geral
  • 6 de julho de 2020

Gravataí tem site como plataforma de estatísticas e informações sobre o coronavírus

Gravataí tem site como plataforma de estatísticas e informações sobre o coronavírus
Continua Depois da Publicidade

Link http://servicos.gravatai.rs.gov.br/covid/

Continua Depois da Publicidade

Número de leitos disponíveis, testes realizados, casos confirmados e o mapeamento do contágio são algumas das informações disponíveis no Portal Covid-19 da Prefeitura de Gravataí. Uma das principais cobranças da comunidade, a ferramenta foi anunciada em live pelo secretário da Saúde Jean Torman, que garantiu a atualização diária dos dados. Além dos números do Coronavírus da cidade, o site também traz as informações do estado, país e mundo.

Completo e desenvolvido para manter a população segura, o site também conta com abas nas quais é possível encontrar os principais sintomas da doença, as formas de transmissão e prevenção. O prefeito Marco Alba afirmou que a construção do portal é mais uma forma de manter a população informada.

Continua Depois da Publicidade

“Nossas redes estão cheias de informações, formas de evitar o contágio e dados sobre a pandemia. Esse portal é a confirmação do compromisso da Prefeitura com a população. Lá é possível encontrar tudo o que a nossa gestão tem feito para combater esse mal. Nossos investimentos em saúde, compra de equipamentos, insumos da área da saúde, está tudo lá. Estamos preocupados com a saúde da população e entregar um serviço de qualidade, de forma justa e transparente”.

Mapa de contágio

De acordo com Jean, Gravataí já tem transmissão comunitária desde o mês de abril. Isso significa que não é mais possível identificar o ponto ou local de contaminação dentro do município. “Há possibilidade de contrair a infecção por Covid-19 em qualquer área e local da cidade. No supermercado, farmácia, fila do banco, praça, parada, em qualquer lugar. A transmissão se dá em toda a comunidade”, afirmou o secretário.

Continua Depois da Publicidade

Por isso, o Portal Covid-19 também oferece um mapa que mostra todos os bairros da cidade nos quais já houveram casos confirmados de Coronavírus. A ferramenta possibilita que a população clique na área desejada da cidade e veja todo o histórico daquela região. Quantas pessoas foram infectadas, a idade e o sexo dos pacientes.

“Nosso cuidado precisa redobrar. O mês de junho é talvez o mais frio e úmido do nosso inverno, precisamos que todos que puderem fiquem em casa. Protejam seus idosos, as crianças, as pessoas com comorbidades, com doenças crônicas. Esse é o momento de nos resguardarmos, protegermos e respeitarmos ainda mais a vida de todos que amamos e queremos bem”, concluiu Jean.

Continua Depois da Publicidade

Leitos no município

O cuidado e a prevenção contra o Coronavírus é, em grande parte, para evitar o esgotamento da rede pública de saúde. Em Gravataí são 34 leitos para o atendimento de toda a população, que é de aproximadamente 280 mil habitantes, se somados os do Hospital Dom João Becker e do Hospital de Campanha. Desses, 10 são de UTI adulto, 14 de observação adulto e 10 específicos para o tratamento do Coronavírus. No domingo, dia 5, havia fila de espera para os leitos de observação adulto, lotação máxima na UTI e 6 leitos Covid-19 ocupados.

A atualização desse campo é constante, pois o estado clínico do paciente pode alterar, encaminhando ele para um leito intermediário. Esses estão disponíveis no Pronto Atendimento Municipal 24h (PAM 24h). Há também o caso no qual o paciente precisa ser transferido para um leito de tratamento intensivo exclusivo para Covid-19, disponibilizado na rede hospitalar, pelo Estado.

Continua Depois da Publicidade

Como acessar?

Para entrar no portal e ter acesso a todos os dados, é necessário entrar no site da Prefeitura de Gravataí e clicar em cima do boletim epidemiológico que aparece na tela. Caso o pop-up não carregue, você pode rolar até o final do site e clicar na caixa que diz “Coronavírus”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…