Operação recaptura 12 foragidos em Gravataí que pediram auxílio emergencial do governo

Operação recaptura 12 foragidos em Gravataí que pediram auxílio emergencial do governo
Continua Depois da Publicidade

Desencadeada em 184 municípios do RS, a Operação Lockdown, com o objetivo de cumprir mandados de prisão de foragidos que pediram o Auxílio Emergencial de 600 reais do Governo Federal, passou pela região metropolitana. Nas cidades de competência da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, que contempla Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Glorinha, os policiais receberam uma lista com 118 nomes de presos foragidos que haviam solicitado o auxílio.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o delegado Juliano Ferreira, até o momento, 31 pessoas foram presas, elas estavam foragidas do sistema prisional pelos mais diversos crimes, incluindo homicídios e latrocínios. Só em Gravataí, 12 foram recapturados.

“Essa operação teve como objetivo a diminuição também dos índices de criminalidade. É um excelente tipo de trabalho, já que devolvemos ao sistema penitenciários criminosos, procurados pelos mais variados crimes, que não deveriam estar nas ruas. Em Gravataí foram 12 presos, mas na região metropolitana conseguimos capturar 31. Muitos envolvidos em roubo de veículos, homicídios e latrocínios”, destacou Juliano.

Continua Depois da Publicidade

A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor explica que “a operação não visa apurar a questão da regularidade ou não do recebimento do auxílio, mas busca devolver ao sistema penitenciário indivíduos que estavam foragidos”.

Destaca, ainda, que as ações foram planejadas a partir de informações repassadas pela Controladoria-Geral da União – CGU, propiciando a análise dos dados pelo Gabinete de inteligência da Polícia Civil e a consequente operacionalização das ações. E contaram com o apoio do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, na análise de dados.

Continua Depois da Publicidade

Em breve, será celebrado um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Civil e a CGU, que tratará de troca de bases de dados entre as duas instituições, capacitação e investigações de combate a corrupção de forma conjunta.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…