Polícia investiga se golpe das contas falsas voltou a ser aplicado em Gravataí

Polícia investiga se golpe das contas falsas voltou a ser aplicado em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Moradora do bairro Auxiliadora aponta que quase foi vítima do golpe. Foto: Giro de Gravataí/Especial

A 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí investiga a retomada de um suposto golpe que vem tentando ser aplicado em moradores de diferentes bairros do município. A tática usada pelos criminosos já é antiga, mas de tempos em tempos retorna, e ainda faz vítimas, lesando principalmente os moradores com menor poder aquisitivo, em bairros mais humildes da cidade.

Continua Depois da Publicidade

O esquema é simples, sem mistério: com uma conta de água ou luz idêntica à original, eles colocam nas caixas de correio das vítimas. Com um aviso de ameaça de corte carimbado, e com o baixo valor, uma espécie de taxa, muitos acabam pagando, já que acreditam ter deixado atrasar alguma das contas. Outros, pensando na dor de cabeça que é para retornar o serviço, também fazem quitação.

Nesta última semana, o suposto golpe voltou a aparecer em Gravataí. Pelo menos três moradores da cidade divulgaram fotos de uma conta da RGE no qual havia em aberto um valor. Além disso, a conta alertava para um possível corte da energia caso a dívida não fosse liquidada.

Continua Depois da Publicidade

Polícia apura

Perguntado sobre uma possível nova onda, o delegado da 1ª DP, Márcio Zachello, informou que o mesmo golpe já vem sendo investigado há anos pela delegacia. “Já recebemos há um bom tempo ocorrências envolvendo esses supostos golpes. Os registro são variados. Na grande maioria, as vítimas recebem as faturas impressas em casa.

O tipo de negócio muda um pouco, as vezes empresa de telefonia, TV por assinatura, e a de energia elétrica. Ao receber estamos orientando o consumidor a acessar os canais oficiais da empresa e ver se tem faturas em aberta, e verificar com as empresas se a cobrança é real,” destacou Zachello.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, o delegado aponta que em alguns registros mais antigos, clientes acabaram efetuando o pagamento, e os valores permaneceram em abertos. Outros também pagaram valores que não tinham com a empresa de energia. Zachello também pede para que as vítimas que acabaram caindo em golpes desta natureza, registrem ocorrência.

RGE analisa 

Uma dona de casa de 42 anos, moradora de Gravataí, recebeu na manhã desta última terça-feira (16) uma conta semelhante às já entregues para outros moradores da cidade. O valor a ser pago era de um pouco mais de R$ 50 reais. No rodapé, o aviso que o valor correspondia a uma conta anterior, mas que segundo ela já havia sido quitada. Além disso, uma pesquisa feita por um amigo da dona de casa apontou que ela tinha um débito em aberto com a companhia de energia, mas que não correspondiam ao valor apresentado na carta.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo com as denúncias, ainda não se tem a confirmação de que as cartas são entregues por golpistas. Em contato com a Rio Grande Energia (RGE), a reportagem do Giro de Gravataí pontuou as informações coletadas com as moradoras. Uma análise está sendo feita para saber se os casos registrados na cidade correspondem a algum tipo de golpe. Até o fechamento desta reportagem a concessionária não havia retornado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…