Após negociação com Sindicato, Gestamp reduz quase pela metade o número de demissões em Gravataí

Após negociação com Sindicato, Gestamp reduz quase pela metade o número de demissões em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Com matriz na Espanha, empresa anunciou a demissão de 400 funcionários da sua planta, no complexo da GM, em Gravataí. Foto: Divulgação

Uma reunião entre o Sindicato do Metalúrgicos de Gravataí – Sinmgra e a gigante espanhola Gestamp terminou, de certa forma, exitosa para o Sindicato que representa os trabalhadores. No início da semana, a sistemista havia anunciado a demissão de 400 trabalhadores da empresa, instalada no complexo da General Motors (GM), em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Após a intervenção do Sindicato, a empresa manteve a demissão de funcionários, mas de 257 dos 400 anunciados. Além disso, o Sindicato pedia também que o plano médico dos funcionários fosse mantido por seis meses. Conforme a direção da empresa, o plano ficará ativo pela metade, pelos próximos 90 dias.

Segundo o presidente do Sinmgra, Valcir Ascari, mesmo com a má notícia das demissões, a negociação foi positiva e garantiu outros direitos aos trabalhadores. “Nenhuma negociação sobre demissão é boa, principalmente nessa época, mas ficamos mais confortáveis em conseguir um pequeno pacote de direitos aos trabalhadores desligados da empresa e também a redução do número de demissões.

Continua Depois da Publicidade

Nós tentamos negociar para que nenhum funcionário fosse demitido, mas infelizmente é uma ordem da Espanha, matriz da Gestamp. Além disso, ficou garantido o pagamento do abono de R$ 700 reais e também o auxílio saúde pelos próximos 90 dias. É uma conquista para nós, tendo em vista toda essa pandemia que estamos passando. Sempre fomos um Sindicato aguerrido e vamos fazer o possível para garantir o posto de todos os funcionários”, disse Valcir há pouco à reportagem do Giro de Gravataí.

Responsável pela produção de estamparias usadas na fabricação dos veículos, a Gestamp conta hoje com mais de 100 plantas espalhadas pelo mundo. Em Gravataí, conforme sindicalistas, a empresa demitiu por conta da linha de produção da GM, que segue parada. Conforme a montadora, a interrupção se deu pela preocupação com a saúde dos funcionários e pela baixa demanda do mercado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…