Como funciona o Termo de Responsabilidade Sanitária para reabrir nesta segunda; siga o passo a passo

Como funciona o Termo de Responsabilidade Sanitária para reabrir nesta segunda; siga o passo a passo
Continua Depois da Publicidade

Para reabrir nesta segunda-feira (04), comerciantes e empresários deverão preencher o chamado Termo de Responsabilidade Sanitária, anunciado pelo prefeito Marco Alba durante sua transmissão ao vivo para regrar o retorno das atividades comerciais e demais serviços em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o secretário de Saúde do município, Jean Pierre Torman, o documento é semelhante ao alvará e será exigido nos estabelecimentos que retomarem suas atividades. Após ser preenchido, gerado no sistema e impresso pelo proprietário, deverá ser fixado na entrada do estabelecimento e servirá como espelho para a fiscalização, regulando a circulação de clientes e funcionários.

Passo a passo

Ao acessar o link, o usuário é levado para uma tela inicial. No lado esquerdo, o decreto que regula a reabertura do comércio e demais serviço. No lado direito, um campo para o empresário acessar, colocando o CNPJ da empresa.

Continua Depois da Publicidade

Já dentro do formulário, estarão disponíveis campos a serem preenchidos com os dados do estabelecimento.

Nome fantasia, razão social, CNPJ ou CPF, inscrição municipal, até chegar a dois espaços que serão os regradores.

Continua Depois da Publicidade

– Um deles pede o tamanho do espaço administrativo do estabelecimento. Que, em empresas, se trata do tamanho de metros quadrados do local onde trabalham os funcionários.

– O segundo principal campo pede a área do cliente. Em supermercados, por exemplo, o espaço que circulam os clientes é x metros quadrados.  

Continua Depois da Publicidade

Com todos os campos preenchidos, o comerciante irá clicar no botão “Gerar Termo”. O documento será exibido na tela com o número de funcionários que poderão atuar no espaço informado e também o número de clientes que poderão circular no estabelecimento simultaneamente.

O cálculo, segundo o governo municipal, é feito por algoritmos do sistema, que seguem as recomendações do distanciamento social. Ainda segundo o governo, estabelecimentos que estiverem funcionando sem o termo ou serem flagrados com um número maior de funcionários trabalhando e clientes no espaço calculado pelo sistema, sofrerão penalização, conforme o decreto municipal.

Continua Depois da Publicidade

O termo está disponível, clicando aqui

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…