Suspeitos de morte por Covid-19, homem de 36 e mulher de 64 anos foram enterrados sem velório em Gravataí

Suspeitos de morte por Covid-19, homem de 36 e mulher de 64 anos foram enterrados sem velório em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Nos dois casos, familiares informaram sobre as suspeitas e optaram pela não realização do velório. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Um homem de 36 anos e uma mulher de 64, sepultados nesta última segunda-feira (13) estão entre os três primeiros casos suspeitos de morte por Covid-19 em Gravataí. Conforme apurou a reportagem do Giro de Gravataí, eles estavam internados no Hospital Dom João Becker e entraram em óbito devido a complicações.

Continua Depois da Publicidade

Na certidão de óbito da mulher, foi atestada a morte por choque séptico e insuficiência respiratória infeciosa. No segundo quadro, do homem de 36 anos, o laudo aponta para morte desconhecida. Após os óbitos, a secretaria municipal de Saúde de Gravataí tomou conhecimento dos casos e encaminhou os testes para confirmar ou não a morte pelo vírus.

Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, familiares das duas vítimas citadas informaram à funerária e a direção do Cemitério Municipal sobre a morte suspeita de seus entes. Ambos foram sepultados sem velório, no Cemitério do Rincão.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, a medida segue a liminar da Justiça Gaúcha que padroniza os velórios e sepultamentos em meio à pandemia de coronavírus. Um funcionário do Cemitério confirma. “Estamos seguindo os protocolos. Velório de no máximo três horas, com o caixão fechado e com 10 pessoas na capela. Nestes dois casos suspeitos, não houve nem o velório, já chegaram e foram enterrados”, informou ele, que preferiu não se identificar.

Por que suspeitas?

Em entrevista na noite desta última segunda (13), o secretário de Saúde de Gravataí confirmou a suspeita de três mortes por Covid-19 no município. Segundo ele, as três pessoas estavam internadas com os sintomas de coronavírus e vieram a óbito por complicações respiratórias agudas. Os testes confirmando ou descartando a morte por coronavírus deverão retornar em sete dias do Laboratório Central do Estado.

Continua Depois da Publicidade

A reportagem do Giro de Gravataí ainda busca informações da terceira morte suspeita, conforme foi noticiado anteriormente. Até o fechamento desta matéria não foi possível o contato com familiares.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…