• Geral
  • 11 de março de 2020

Padre Fabiano | Uma nova década desponta

Padre Fabiano | Uma nova década desponta
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação/Reprodução

A primeira quinzena de março está chegando ao fim – quase três meses do ano se passaram, em pouco tempo estaremos às portas de 2021, dirão os ansiosos – e uma reflexão me vem à mente: estamos iniciando uma nova década! Não sei se você parou para pensar nisso, caro leitor, cara leitora. Estamos iniciando a segunda década do terceiro milênio.

Continua Depois da Publicidade

Volto 20 anos no tempo: ano 2000. Na verdade, volto ao final da década de 90. Preparávamo-nos para o ano 2000. A Igreja Católica lançara a campanha “Rumo ao terceiro milênio.” O Papa João Paulo II pediu que se celebrasse um tríduo em preparação ao ano 2000, em 1997, 1998 e 1999. Os católicos do mundo todo eram convidados a se prepararem para comemorar os dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo. O Brasil preparava uma grande comemoração de seus 500 anos de descoberta. Foram dias de festa.

Mas lembro também a preocupação que muitos estampavam no rosto: pensavam 2000 seria o ano do Apocalipse, o fim do mundo. Para os religiosos, uma intervenção divina que acabaria com o mundo corrompido, a exemplo do que já acontecera no dilúvio; para outros, uma hecatombe nuclear causada pelo crescente conflito entre as nações.  Pululavam previsões apocalípticas de todos os lados, videntes brotavam da terra dando detalhes de que como seria o tenebroso ano 2000, o que provocava arrepios em muita gente.

Continua Depois da Publicidade

Pois bem, estamos em 2020. Há vinte anos, um novo século e um novo milênio despontavam à nossa frente. Muitos sonhos e planos. Quem nasceu naquele ano, já está com vinte anos, na fase adulta, talvez até com família constituída. Começos sempre nos colocam diante de uma estrada desconhecida cujo final é mais desconhecido ainda: nascimento de filhos, casamento, começo de emprego, moradia. Da mesma forma, o começo de uma década. O que nos espera nesses próximos vinte anos? O que nos reserva a década de 20 do século XXI? Perguntas das quais não conseguimos fugir.

Apesar de tantas situações limite que enfrentamos a nível nacional e mundial – extrema polarização na política, epidemia de coronavírus, conflitos entre nações – estou vivendo uma fase otimista em minha vida. Encaro a nova década com realismo mas também otimismo. Ao final dos anos 20 – 2029 pra ser mais exato – atingirei a marca do meio século, o que, em vez de me colocar no caminho da amargura, por estar indo do meio para o fim da vida, me deixa ainda mais otimista, pelas coisas boas que já vivi, que já realizei, e pelas que ainda vou realizar. E exorto a cada leitor dessa coluna, que encare a nova década assim: com realismo e otimismo. O que acontecer nos próximos dez anos, depende somente de nós.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…