• Geral
  • 18 de dezembro de 2019

Rio Gravataí está a 64 centímetros do nível de alerta; órgãos seguem monitorando

Rio Gravataí está a 64 centímetros do nível de alerta; órgãos seguem monitorando
Continua Depois da Publicidade
Baixo nível do Rio Gravataí coloca em alerta os órgãos. Foto: Foto: Samuel Maciel/Arquivo

A queda brusca do nível de água do Rio Gravataí já preocupa todos os órgãos competentes e põe em alerta, não só os moradores das áreas urbanas, mas também os agricultores de Gravataí. A medição feita nesta última terça-feira (17) na régua fluviométrica do Passo das Canoas, em Gravataí, mostra o nível do Rio em 1,64 centímetros, cerca de um metro abaixo do nível normal e a 64 centímetros do nível de alerta.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Gravataí, o oficial Paulo Roberto Almeida, o nível é de atenção, colocando em prática o protocolo de orientação e conscientização com os moradores. “Com esse nível já começamos o trabalho preventivo, que ocorre no verão, quando os dias quentes e as épocas sem chuvas ocorrem. Agora estamos alertando sobre a água, o mau uso, em fim, tudo o que não se pode fazer nestas épocas. Todo o cuidado é pouco”, contou.

Um outro monitoramento do nível do Rio também é feito na estação de tratamento da Corsan, em Alvorada. De lá a Companhia também regula os níveis para a captação. Ainda segundo Paulo Roberto, em primeiro momento não existe o risco de desabastecimento na cidade. “Se tivesse o risco, certamente a agricultura seria a primeira atingida, com a captação reduzida. Depois seria colocado em prática o plano de contingência da Corsan, com fases de abastecimento até na região urbana, mas isso não acontece da noite para o dia. Não deixaríamos chegar a este ponto. Como falei, temos alguns planos de prevenção antes que isso ocorra”, disse Roberto.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…
Criminosos usam nome de empresa de Gravataí para aplicar golpes aos atingidos pelas chuvas

Criminosos usam nome de empresa de Gravataí para aplicar…

  A Braun Nunes Comercial de Gás LTDA, conhecida por JM Gás, informa que pessoas estão utilizando o nome fantasia da…
Defesa Civil do RS orienta resgatados das enchentes a não voltarem para casa nesse momento

Defesa Civil do RS orienta resgatados das enchentes a…

  As pessoas resgatadas de áreas alagadas, inundadas ou que correm o risco de sofrer deslizamentos de terra não devem retornar…