Megaoperação prende líder de quadrilha de abigeato em Gravataí

Megaoperação prende líder de quadrilha de abigeato em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Polícia Civil acredita ter encontrado a maior quadrilha de Abigeato do Rio Grande do Sul. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma megaoperação envolvendo 80 policiais e oito fiscais agropecuários passou por Gravataí e prendeu oito pessoas suspeitas de participar do que a Polícia Civil acredite ser a maior e mais bem organizada quadrilha de abigeato em atividade no Rio Grande Sul. A ação foi fruto de três meses da investigações realizados pela Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Bagé.

Continua Depois da Publicidade

A Operação recebeu o nome de “Regresso”, já que a organização criminosa utilizava caminhões para furtar uma quantidade grande de gado de uma só vez, prática que era considera extinta no estado. As primeiras informações dão conta que o grupo atuava na Serra e no Litoral, sendo responsáveis pelo furto de mais de 300 animais, apenas em 2019.

O gado era carregado para confinamentos na Região Metropolitana, um deles, em Gravataí, propriedade de um dos suspeitos de integrar a quadrilha. Com as informações e após coletar provas, o delegado André de Matos Mendes, coordenador da Força Tarefa das DECRABs e titular da Decrab de Bagé, fez a representação pedindo sete prisões preventivas e doze mandos de busca e apreensão, que foram atendidos pela Justiça.

Continua Depois da Publicidade

Foram realizadas buscas em Gravataí, Caxias do Sul, Viamão e Minas do Leão. De acordo com a Polícia Civil, um dos envolvidos no esquema criminoso procurou um deputado estadual pedindo apoio político para frustrar o trabalho dos policiais e fiscais agropecuários.

Além dos presos, durante as investigações, foram apreendidos 186 animais sem procedência. Também foram apreendidos veículos da quadrilha dentre eles, dois caminhões boiadeiros e aproximadamente 150 kg de carne sem procedência.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…