• Geral
  • 8 de outubro de 2019

Prefeitura vai substituir ponte na Estrada Municipal; acesso à Neópolis só pela ERS-020

Prefeitura vai substituir ponte na Estrada Municipal; acesso à Neópolis só pela ERS-020
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias, e com o comprometimento das cabeceiras da ponte da Estrada Municipal, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), antecipou o cronograma de obras para a substituição da travessia. A Estrada Municipal, que liga a avenida Itacolomi até a ERS-020, no Bairro Neópolis, ficará parcialmente interrompida por pelo menos durante os 30 dias de trabalho. Assim, o acesso ao bairro só é possível pela ERS-020.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o engenheiro da Prefeitura, Guilherme Ósio, após a limpeza do terreno para substituição da ponte existente ocorreu a elevação do nível do arroio, devido aos altos índices de chuva da semana passada. “Como o terreno estava exposto, sem proteção de margem, houve erosão nas bordas e um colapso de parte da parede de sustentação da ponte existente.”

Ele explica que a substituição da estrutura já estava prevista. “A ponte já estava com as suas condições ruins. Além disso, a sua largura é inadequada para a pavimentação. Estávamos iniciando o trabalho para a substituição, justamente com a limpeza deste terreno que sofreu erosão com a elevação do nível da água.”

Continua Depois da Publicidade
Foto: Vereador Bombeiro Batista/Divulgação

Por conta do imprevisto, a construtora contratada iniciou imediatamente a substituição da ponte antiga.  O cronograma estabelecido em conjunto entre a Prefeitura e a construtora prevê a substituição da ponte no prazo de 30 dias. “A ponte antiga será substituída por galerias de concreto, na mesma vazão da ponte existente, garantindo o fluxo e nível da água e a cota para pavimentação do trecho que deve ocorrer após conclusão das galerias”, explicou Ósio.

Sobre a obra de pavimentação da Estrada Municipal, o engenheiro afirma que a pavimentação dos trechos 1 e 2 estão em pleno andamento. “Foram concluídas as etapas de terraplenagem, drenagem e pavimentação de todo o trecho 2. No trecho 1, a drenagem encontra-se em estado avançado e a pavimentação de dois segmentos está em andamento. Nas próximas semanas será observado o prosseguimento do asfaltamento a partir do trecho 2 e do trecho a partir da Avenida Itacolomi, hoje bloqueado. A previsão de conclusão da obra é de abril de 2020”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após separação no resgate, mãe abrigada em Gravataí reencontra filho

Após separação no resgate, mãe abrigada em Gravataí reencontra…

  A Polícia Civil do Rio Grande do Sul proporcionou um momento feliz e emocionante entre mãe e filho, neste domingo…
Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram diretamente afetadas pelos alagamentos no RS

Cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram…

  De acordo com estimativa do Sebrae RS, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas diretamente em todo…
Gravataí conta com plataforma para cadastro de abrigos voltados aos animais

Gravataí conta com plataforma para cadastro de abrigos voltados…

  A fim de tornar as ações pelos animais atingidos e desabrigados por contas das chuvas, mais efetivas, a Prefeitura de…