Dia do Patrimônio Cultural | Conheça a Fonte do Forno de Gravataí

Dia do Patrimônio Cultural | Conheça a Fonte do Forno de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Neste dia do patrimônio histórico vamos relembrar um ponto bem importante para o desenvolvimento da nossa cidade. No início do século passado quando Gravataí ainda estava em processo de construção, a fonte do forno foi um elemento de muita importância para o abastecimento de água aos moradores da sua região.

Continua Depois da Publicidade

Anteriormente a coleta de água era feita pelos moradores através de poços artesianos e fontes em seus quintais. Em 1861, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre fez orçamento para a construção de uma fonte na Aldeia.

Como os campos ainda eram vastos e possuíam um forte habitat para animais silvestres, foi pensado construir a fonte de uma maneira em que os animais não pudessem dali beber, por isso construíram a fonte de uma forma que ficou parecendo um forno de assar, ganhando assim este nome (Fonte do Forno).

Continua Depois da Publicidade

Ela deveria ser coberta por uma abóbada de cal, areia e tijolos. Também deveria ser fechada com uma cancela de ferro, impedindo a chegada dos animais.

Assim, em 1868, foi inaugurada a Fonte do Forno de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

A Fonte além de abastecer a água para região, ainda mantinha uma lenda muito divulgada pelas mulheres apaixonadas da região. Dizia-se então que quem bebesse daquela água jamais iria embora de Gravataí. As moças, que não suportavam a idéia da partida dos seus maridos, levavam a água para que seus amados bebessem.

Trazendo assim o velho ditado: “A Fonte de quem bebe fica”.

Continua Depois da Publicidade

Com a chegada do saneamento na região a fonte acabou perdendo sua importância e precisou de uma reforma.

No ano de 2010 foram construídas então duas caixas para captação de água. Chegou a ser um mini aquário urbano, portando alguns peixes de pequeno porte, como conta a historiadora do município Maria Inês Guilloux Leal, que também lamenta o fato de que uma certa manhã encontraram ali um morador de rua já satisfeito com seu banquete de peixes da fonte do forno.

Continua Depois da Publicidade

A Fonte do Forno foi tombada como Patrimônio Histórico de Gravataí pelo decreto n° 7.048, de 21 de julho de 2005, pois constitui excepcional valor arqueológico e etnográfico, tornando-se importante ponto histórico e turístico para a cidade. A fonte do forno hoje mantém sua fiel estrutura aos seus longos 151 anos, trazendo fortes memórias da formação da cidade de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…