• Geral
  • 13 de agosto de 2019

Projeto ‘Bombeiro Orienta’ começa nesta quarta para esclarecer e auxiliar na hora de regularizar em Gravataí

Projeto ‘Bombeiro Orienta’ começa nesta quarta para esclarecer e auxiliar na hora de regularizar em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Projeto será realizado todas as quarta-feiras. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Começa nesta quarta-feira (14), em Gravataí, o Projeto ‘Bombeiro Orienta’, que tem por objetivo, o auxílio aos proprietários e administradores de pequenos estabelecimentos comerciais que se enquadram no Plano Simplificado de Prevenção Contra Incêndio (PSPCI) – baixo risco e Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Continua Depois da Publicidade

Todas as quartas feiras, a partir das 08h da manhã, um soldado dos Bombeiros, em um computador no Batalhão de Gravataí, ficará exclusivamente atendendo os proprietários de pequenos comércios sobre a regularização de suas áreas e edificações com menos de 750 metros quadrados, configurados no plano de baixo risco.

Para o responsável do Corpo de Bombeiros de Gravataí, tenente Adriano Silva, o projeto visa dar maior transparência e amparo na hora de regularizar os empreendimentos e espaços na cidade. “Muitas pessoas não tem conhecimento técnico, muitas vezes não tem condições financeiras e acabam, por falta de informações, não regularizando seu negócio. Com esse projeto, um dos nossos bombeiros ficará ali para tirar as dúvidas e mostrar também as funções no site do Corpo de Bombeiros, que hoje desburocratiza os processos ”, destacou o tenente.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

Sem medo de regularizar

Ainda conforme Adriano Silva, a ação busca também ‘tirar o medo’ dos empreendedores na hora de protocolar os pedidos de alvarás e licenças. “Muitos ainda tem medo de buscar orientações sobre a regularização por achar que se não tiver condições financeiras ou por algum outro motivo, nós vamos imediatamente interditar o local. Nosso intuito é regularizar a situação do locatário, empresário, emfim, justamente para que ele possa seguir trabalhando. É importante o crescimento comercial da nossa cidade, e estamos aqui para ser parceiro e para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Silva.

Conforme um último levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Gravataí conta hoje com um total de 7.360 comércios e 939 indústrias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de um terço dos comércios, que se enquadram no PSPCI, estão sem plano de prevenção e precisam ser regularizados.

Continua Depois da Publicidade

Serviço 

Bombeiro Orienta – Todas as quartas-feiras, das 08h às 12h  – Av. Centenário, 1722 – Passo das Pedras, Gravataí – RS.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…