Pela primeira vez na história, PT não terá candidato à Prefeitura de Gravataí

Pela primeira vez na história, PT não terá candidato à Prefeitura de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Eleições municipais de 2008 – Foto: Zero Hora

“O partido tem definição de não lançar candidato a prefeito, vamos buscar vaga no Legislativo”. Foi assim que a atual presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Gravataí, Mariza Godoy, respondeu ao convite do Giro de Gravataí para que entrevistássemos um possível candidato do partido para a próxima eleição.

Continua Depois da Publicidade

Esta seria a primeira vez que o partido que governou Gravataí por 14 anos não apresentaria um nome para disputar o comando do município. Presente nas eleições desde 1982, quando o ainda jovem, e desconhecido, professor Daniel Bordignon representou o partido, o PT disputou nove vezes a prefeitura de Gravataí, sendo vitorioso em quatro oportunidades.

A primeira vitória acontece na eleição de 1996, quando Bordignon e Miki Breir conquistaram a maioria dos votos, desbancando nomes tradicionais da política da Aldeia. A segunda vitória, no ano 2000, é a reeleição de Bordignon, líder de um agora gigante PT com milhares de filiados. O vice da vez é Sérgio Stasinski que será eleito prefeito para o terceiro mandato pestista, em 2004.

Continua Depois da Publicidade

Após muitas brigas internas e a primeira impugnação de Bordignon, Rita Sanco é alçada ao posto de candidata substituta, e com a maior votação conquistada pelo partido (68 mil votos) torna-se a primeira mulher a governar a cidade.

A primeira derrota acontece em 2012, ano em que Marco Alba vence Bordignon com a vantagem de quem está administrando a cidade há um ano, desde a cassação de Rita, em Outubro de 2011. Nas eleições seguintes (2016 e 2017), com o professor Valter Amaral como candidato, o partido amarga a quinta e sexta posição, respectivamente.

Continua Depois da Publicidade

O fato é que o partido que deteve o poder político na cidade por mais de uma década hoje ocupa espaço na lista dos nanicos e esforça-se para tentar conquistar uma vaga na Câmara.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…