Fundação faz ofensiva contra o descarte de resíduos na Costa do Ipiranga e Morungava

Fundação faz ofensiva contra o descarte de resíduos na Costa do Ipiranga e Morungava
Continua Depois da Publicidade
Grupamento Ambiental da Guarda Municipal realiza a ofensiva na região. Foto: Divulgação/Especial

Desde a última semana, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí vem intensificando a fiscalização em áreas consideradas afastadas do centro da cidade. A ação, desenvolvida pelos agentes do Grupamento Ambiental de Gravataí, tem sido rígida e ofensiva contra o descarte irregular de lixo e entulhos nas regiões da Costa do Ipiranga e Morungava, local de extensa área territorial com tráfego intenso de caminhões que transportam lixo, entulhos e materiais recicláveis para as empresas da localidade.

Continua Depois da Publicidade

Embora licenciados, e os caminhões transportando as cargas de forma correta, a ação visa coibir irregularidades em guias de transporte, materiais que não podem ser descartados e também garantir o funcionamento legal das cooperativas que atuam naquela região e são fonte de renda para muitas famílias.

Conforme o coordenador da Divisão de Controle e Monitoramento de Fiscalização, José Alberto Cariolatto, as ações visam reprimir o despejo e descarte irregular de lixo nos três aterros licenciados da região. “Fizemos um levantamento de toda a região sobre casos, tanto de irregularidades nos transportes dos resíduos, até em casos de descarte irregular de pessoas que simplesmente chegam ali, e largam restos de construção.

Continua Depois da Publicidade

A ação é necessária já que Costa do Ipiranga faz divisa com outras quatro cidades, tornando a região vulnerável, e é este controle que queremos ter. Através do Grupamento, é feita a abordagem de caminhões, analisadas as guias de transporte bem como o funcionamento dos galpões que processam este materiais. Tudo está monitorado”, contou Cariolatto.

Veículos que trafegam pela região estão sendo fiscalizados. Foto: FMMA/Divulgação

A preocupação

Ainda segundo Alberto, uma outra preocupação, também da Prefeitura, são com os recicladores que não integram nenhuma cooperativa, já que elas, licenciadas, executam uma dinâmica de trabalho e o cuidado com o meio ambiente. “Hoje são  cerca de 40 galpões que processam estes materiais, então estamos em constante fiscalização, mas tem recicladores que trabalham por conta, e acabam levando os resíduos para suas próprias casas, cooperativas e o resto, acabam não descartando de forma correta”, contou.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a Fundação, em caso de danos ao meio ambiente, ou então se comprovadas as denúncias feitas por populares do descarte irregular, os responsáveis serão enquadrados e receberão multa. “É uma multa bem pesada. Sabemos da questão social, que muitos deles vivem disso, a prefeitura também está desenvolvendo ações na região para conscientizar estes sobre os cuidados com o meio ambiente. Nossa secretaria, na figura do diretor Luiz Zaffalon, também está engajado nesta causa, por isso estamos cientes das condições de cada um, mas preocupados também com o meio ambiente, finalizou.

O Grupamento Ambiental faz o patrulhamento diário nas áreas próximas das cooperativas, nas divisões territoriais e controla a entrada e saída de caminhões, além de incursões pela mata afim de coibir outros tipos de crime. Conforme a Brigada Militar (BM), a região também é conhecida pela desova de corpos e veículos roubados. A fundação não informou se a operação nas regiões tem prazo para término.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre da história”, diz Leite em coletiva

“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre…

  O Rio Grande do Sul enfrenta sua maior tragédia já registrada, declarou o governador Eduardo Leite em resposta aos estragos…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…