• Geral
  • 28 de fevereiro de 2019

Glorinha tem caso de dengue confirmado; Em Gravataí, prefeitura faz força-tarefa

Glorinha tem caso de dengue confirmado; Em Gravataí, prefeitura faz força-tarefa
Continua Depois da Publicidade
Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou cinco novos casos autóctones de dengue no estado – Foto: Arquivo/PP

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou cinco novos casos autóctones de dengue no estado. Foram registrados ainda outros dois novos casos importados da doença. O último Boletim Epidemiológico aponta que o ano já soma 24 casos, dos quais nove autóctones (contraídos em território gaúcho) e 15 importados. Ainda estão em investigação outros 72 casos.

Continua Depois da Publicidade

Os municípios com casos autóctones são Panambi (2), Cândido Godói, Erval Seco, Marau, Santo Antônio das Missões, Ivoti, Glorinha e São Borja. Este último boletim, divulgado nesta quarta-feira (27) incluiu o primeiro caso de Zika Vírus, autóctone, ocorrido em Gravataí. Não foram apontados novos casos das demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Força tarefa em Gravataí

No combate a propagação de novos criadouros do Aedes aegypti, as secretarias de Saúde (SMS) e de Serviços Urbanos (SMSU) lançaram, nesta quarta-feira, 27, a campanha “Bota Fora”, onde um caminhão percorreu as ruas: Adams Filho, Adriano Dias, Afonso Dias, Aldo Tadioto, Alex Borba, Almeida Prado, Antônio Divan, Araújo Viana e Assis Jobim, além da Avenida Alvares Cabral, todas localizadas na Morada do Vale II.

Continua Depois da Publicidade

O objetivo é reforçar os serviços de desinsetização já realizados pela Prefeitura, através da remoção de resíduos sólidos e de visitas domiciliares aos moradores, promovendo a conscientização da comunidade sobre os diversos riscos do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Por fim, as unidades de saúde da Morada do Vale I, Morada do Vale II, Águas Claras e Vera Cruz disponibilizam preventivamente, repelentes às mulheres gestantes.

A Prefeitura de Gravataí reforça que está tomando todas as providências cabíveis para assegurar o bem-estar da população. No entanto, a participação consciente da comunidade é imprescindível. Evitar o acúmulo de água parada em áreas de descarte de lixo, bandejas de ar condicionado, calhas, escoadouros, hortas, lajes e vasos de planta são algumas das medidas mais indicadas.

Continua Depois da Publicidade
Áreas com entulho estão recebendo atenção redobrada | Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…