Identifique carros roubados e pessoas foragidas usando um aplicativo

Identifique carros roubados e pessoas foragidas usando um aplicativo
Continua Depois da Publicidade

Já conhece o Sinesp Cidadão? Trata-se de um aplicativo oficial do governo federal para que você consulte placas de veículos suspeitos e a situação de pessoas perante a justiça.

Continua Depois da Publicidade

Este sistema foi desenvolvido pelo SERPRO, sigla de Serviço Federal de Processamento de Dados e usa dados obtidos de fontes oficiais como Detran, Tribunais de Justiça e Delegacias de todo o país e está disponível para Android e iPhone.

Vamos ao tutorial de uso:

Continua Depois da Publicidade

Dentro do aplicativo há três opções que interessam ao nosso caso que são: Desaparecidos, Veículos e Mandado de Prisão.

: Na opção de Desaparecidos é possível inserir nome, nome da mãe e data de aniversário para saber se uma pessoa figura como desaparecida.

Continua Depois da Publicidade

: Já em Mandado de Prisão você terá de inserir também nome, nome da mãe e algum documento como por exemplo RG ou CPF do suspeito mas há também outros documentos oficiais na lista como número de passaporte ou PIS. Esta pesquisa usa dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão que é alimentado pelo Conselho Nacional de Justiça através das comarcas que expedem as prisões dos procurados. Em caso negativo no retorno da consulta é exibida em tela a respectiva informação.

Certamente a opção do SINESP mais usada é a Veículos. Ao selecioná-la, basta inserir a placa de qualquer veículo automotor e aguardar o resultado. Em caso de tela verde, vai aparecer a frase “Situação Legal” e logo abaixo a marca, modelo, ano, cor, cidade e uma parte do chassi.

Continua Depois da Publicidade

Mas em caso de tela vermelha, o seu celular vai vibrar e uma frase dirá que o automóvel é roubado e que você deve repassar essa informação ao telefone 190. Estes dados são fornecidos pelo DENATRAN através de informações de Detran’s de todos os estados mais as delegacias.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre da história”, diz Leite em coletiva

“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre…

  O Rio Grande do Sul enfrenta sua maior tragédia já registrada, declarou o governador Eduardo Leite em resposta aos estragos…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…