O Luizão Quevedo já chegou no Rodeio de Gravataí

O Luizão Quevedo já chegou no Rodeio de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Para todos aqueles que diariamente vivem o tradicionalismo o Rodeio Internacional do Mercosul, que começa nesta quinta-feira (29), é o maior evento do ano. E para o repentista e trovador, Luiz Assis Moraes Quevedo, o Luizão Quevedo, de 61 anos, o rodeio não começou, até porque ele nunca terminou.

Continua Depois da Publicidade

Luizão, que acumula mais de 200 troféus de cantos e trovas em diferentes rodeios do Rio Grande do Sul já está no Parque de Eventos de Gravataí há uma semana, e se diz pronto para mais uma “lida”. “Todos os anos estamos aqui. Já são 16 anos nesse espaço. Aqui recebo meus amigos de todo o RS, artistas, colegas que vem comer uma carne, cantar e viver a lida campeira”, disse.

O piquete que já virou casa

O local, que leva o nome do patrão, “Rancho do Luizão” se destaca pelo tamanho, mas também pela estrutura, com o espaço para as cantorias, para as trovas, além da cozinha e fogo de chão. O rancho ainda conta com uma área aonde ficam os dormitórios –cerca de seis barracas, sem contar a hospitalidade dele e de seus amigos, que conversam ao som das músicas de Luiz Marenco.

Continua Depois da Publicidade

Como se estivesse em sua casa ele mostra com orgulho um banner no qual mostra a foto de um de seus piquetes montados em uma das rondas ocorridas em Cachoeirinha, na qual a fotografia foi parar em um álbum de fotos sobre a cultura do Rio Grande do Sul.

O futuro da tradição 

Perguntado sobre o futuro da Cultura Gaúcha ele destaca que o movimento não pode ficar parado, mas também não deve avançar muito. “Alguns não se dobram ao modernismo, o que é difícil. Temos que nos atualizar, mas manter a cultura viva é abrir mão de algumas coisas, então vamos vivendo, nos adaptando mas sempre mantendo acessa a chama da tradição”, disse. 

Continua Depois da Publicidade

“Os meus netos já andam de bombacha. Isso é uma questão de família, os parentes tem que fomentar nossa cultura para que a juventude não esqueça das origens. Noto também que os CTGs investem muito na artística, mas acabam deixando a capeira um pouco de lado.Queremos mudar isso. A cultura é uma só.

Espero que seja um rodeio muito bom. Em todo o ano participamos de cinco ou seis, e o de Gravataí é um dos melhores. A cidade é próspera e poderia contar com um número maior de patrocinadores, mas mesmo assim a prefeitura ainda consegue tocar a diante com o intermédio de outras “firmas” que acreditam na nossa cultura e sabem de onde vieram”, finalizou.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o Rodeio do Mercosul 

O Tradicional Rodeio Internacional do Mercosul, que está na 23º edição, terá início no dia 29 de novembro, com encerramento no dia 02 de dezembro. O evento, que conta com provas, premiações e apresentações de danças, também será palco de grades shows, que iniciam na quinta-feira (29).

Artistas renomados como Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Marcelo Oliveira irão agitar os três dias de evento, além dos grupos como; Garotos de Ouro, Tche Guri Machado e Marcelo do Tchê, Alma Galdéria e Cardeal Missioneiro e grupo Karaguata.

Continua Depois da Publicidade

O evento conta também com provas artísticas, esportivas e campeira com mais de R$ 60 mil em prêmios. A entrada no Parque de Eventos terá um valor unitário de R$ 5 reais. Os shows dentro do Parque são gratuitos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…