Um Workshop especial para os alunos da Educação Especial

Um Workshop especial para os alunos da Educação Especial
Continua Depois da Publicidade

Através do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação – Smed realizou o VII Workshop Inclusivo entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento aconteceu no Gravataí Shopping Center com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades com professores, pais e alunos especiais, um espaço de transformação e vivências práticas na área da Educação Especial.

Continua Depois da Publicidade

Mães valorizadas

Professores das Salas de Recursos do município participaram de aula de yoga e troca de experiências, multiplicando e mantendo a melhoria contínua do atendimento aos seus alunos. Já as mães dos estudantes foram homenageadas com o Desfile das Mães. Aplaudidas e presenteadas pelos filhos, não esconderam a emoção diante do público que registrava a valorização com fotografias.

Os donos da festa

Mas os participantes mais importantes do Workshop são os alunos. E nada mais justo do que encerrar o evento com uma festa protagonizada por eles próprios.  Foi o que aconteceu com a realização da Corrida Divertida, um desfile de carrinhos customizados pelos próprios estudantes com auxílio dos pais e professores. Sem nenhuma timidez demonstraram que possuem a característica mais importante da Educação Especial: autonomia. Mostraram que limitação não é incapacidade e deram exemplos de cidadania e respeito, além de emocionar os pais.

Continua Depois da Publicidade

“É a primeira vez que eu venho e amei. Fiz amizades com outras mães, meu filho também ficou muito feliz. Parabéns pelo trabalho”, elogio Patrícia Pereira, mãe do aluno Erick da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cincinato Jardim do Vale.

A secretária municipal da Educação, Sonia Oliveira, também ressaltou a dedicação e importância do trabalho. “É importante que nossos alunos especiais tenham consciência de pertencimento, de pessoas capazes. E o workshop é a prova de que eles possuem essa consciência”, disse a titular da Smed.

Continua Depois da Publicidade

Reforço da prefeitura  

Com mais uma realização do Workshop Inclusivo, o município reforça seu compromisso com a Educação especial, que já conta com mais de 900 alunos, mais de 40 Salas de Recursos, que são os ambientes adaptados para alunos especiais, e mais de 60 professores especializados para conduzir um eficiente aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, sempre estimulando sua autonomia.

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Confira as principais necessidades para doação em Cachoeirinha e Gravataí

Confira as principais necessidades para doação em Cachoeirinha e…

  A Prefeitura de Cachoeirinha informou na tarde deste domingo (5/5) que são necessárias mais doações de colchões. A demanda é…
Colégio Dom Feliciano abre ginásio para receber famílias desabrigadas

Colégio Dom Feliciano abre ginásio para receber famílias desabrigadas

  O Colégio Dom Feliciano, em Gravataí, informou que passa a receber, à partir das 15h de hoje, famílias que estão…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…