Polícia faz nova ofensiva contra comércio ilegal de pássaros silvestres

Polícia faz nova ofensiva contra comércio ilegal de pássaros silvestres
Continua Depois da Publicidade

Uma ação da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí apreendeu no final da manhã desta quinta-feira (01) mais de 30 pássaros silvestres em um estabelecimento comercial na altura da parada 103, em Gravataí. O local, que funcionava como uma agropecuária, fazia a venda dos pássaros, conforme a ponta a investigação após receber uma denúncia de livre comércio no local. 

Continua Depois da Publicidade

Ao todo, 33 animais foram flagrados em gaiolas nos fundos da agropecuária, em um galpão. Apenas um dos pássaros era anilhado – com registro no Ibama. Segundo o delegado Alencar Carraro, as ações tem por objetivo combater os crimes ambientais e os crimes por trás do comércio ilegal, que segundo ele, estão ligados ao enriquecimento ilício por lavagem de dinheiro.

O delegado ainda informou que as ações continuarão na cidade. O proprietário dos pássaros foi preso e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí. Ele responderá pelo crime em liberdade. 

Continua Depois da Publicidade

A operação

O desencadeamento da Operação Voo Livre teve início no mês de setembro quando cerca de 70 pássaros foram apreendidos em uma residência na ERS-020. Desde então a Polícia Civil, com o apoio do Grupamento Ambiental vem realizando ações para coibir a prática de tráfico dos animais.

Em uma ação na última terça (30) apreendeu 240 pássaros que eram criados em uma chácara, no bairro Morada do Vale. Além dos animais, a polícia também localizou três Papagaios-Charão, espécie típica da região. Ainda conforme a polícia, o homem fazia não só a venda para compradores no Brasil, como para o exterior, o que acabou configurando tráfico internacional.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130 pessoas em abrigos

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130…

  O cenário gerado em Cachoeirinha devido às fortes chuvas da semana e consequente elevação do nível do Rio Gravataí continua…
Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações para prevenção à leptospirose

Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações…

  Gravataí, assim como diversas cidades do Rio Grande do Sul, foi atingida pelas fortes chuvas. Além dos estragos materiais, a…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…