Operação contra feminicídio e homicídio prende mais de 15 em Gravataí e região

Operação contra feminicídio e homicídio prende mais de 15 em Gravataí e região
Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer | Giro de Gravataí | Arquivo

Desde a madruga desta quinta-feira (23), cerca de 52 agentes da Polícia Civil cumprem mandados atrás de criminosos indiciados ou suspeitos de crimes como homicídio e feminicídio. A operação batizada de Cronos, acontece em âmbito nacional, e já conta com mais 643 pessoas presas em todo o país, conforme informações do Ministério da Segurança.

Continua Depois da Publicidade

Na região metropolitana, cerca de 17 pessoas foram presas em ações nas cidades de Viamão, Alvorada e Gravataí. Embora a ação nacional tenha foco em homicidas, o delegado Carlos Henrique Braga Wendt, titular da 1° Delegacia de Polícia Regional Metropolitana destacou que à presos capturados por outros crimes.

“Obviamente a ação tem foco nestes crimes específicos, mas isso não quer dizer que os demais não posam ser enquadrados. Já realizamos algumas outras prisões, como foragidos por tráfico, em flagrante por posse irregular de arma de fogo e em razão da Lei Maria da Penha”, disse.

Continua Depois da Publicidade

Wendt também ressaltou o trabalho integrado das delegacias para pender os homicidas, e celebra as prisões por conta da periculosidade dos detidos. “Tirar homicidas das ruas é um trabalho difícil, mas que vale a pena. Normalmente são presos que matam pelas facções, por isso sabemos que não foi a primeira e nem a última morte cometida por eles”, contou.

A ação em Gravataí contabilizou prisões através da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com a delegada Priscila Salgado, a 2° Delegacia de Polícia, sob supervisão do delegado Rafael Sobreiro, e por agentes da Delegacia de Homicídios de Gravataí, coordenada pelo delegado Felipe Borba. Conforme a polícia, na grande maioria, os criminosos estão associados a facções que atuam na região. A Civil ainda informou que um menor foi apreendido, suspeito de envolvimento em um homicídio.

Continua Depois da Publicidade

DPRM de Gravataí, exemplo no estado

Não só na operação Cronos que a 1° DPRM se destaca por conta das prisões, mas também na Operação Anjos da Lei, que teve início em 2011, e foi responsável por coibir a venda de ilícitos no entorno de escolas nas cidades do Rio Grande do Sul. A Regional de Gravataí ficou entre as três melhores colocadas, por conta das prisões e do trabalho integrado entre as delegacias de Gravataí e região.

Ao todo, foram 314 presos por tráfico nas imediações das escolas, apreensão de 109 armas de fogo e 319,5 kg de drogas (297kg maconha, 11,3,kg cocaína e 11,2k kg crack), além do cumprimento de 616 ordens judiciais. Na ocasião a delegacia de Gravataí recebeu uma submetralhadora e duas carabinas, repassadas como prêmio pelo Governo do Estado.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cinco bairros de Gravataí correm risco de inundação, alerta Defesa Civil do RS

Cinco bairros de Gravataí correm risco de inundação, alerta…

  Cinco bairros de Gravataí estão sob condição de alerta para inundação. O comunicado é da Defesa Civil do RS, e…
Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130 pessoas em abrigos

Cachoeirinha contabiliza mais de 2 mil desalojados e 130…

  O cenário gerado em Cachoeirinha devido às fortes chuvas da semana e consequente elevação do nível do Rio Gravataí continua…
Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações para prevenção à leptospirose

Vigilância em Saúde de Gravataí reforça necessidade de ações…

  Gravataí, assim como diversas cidades do Rio Grande do Sul, foi atingida pelas fortes chuvas. Além dos estragos materiais, a…