Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Uma nova sede para redobrar a proteção da criança e do adolescente em Gravataí

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Foi inaugurada no final da manhã desta quinta-feira, 6, a nova sede do Conselho Tutelar Oeste. Agora, o serviço que faz parte do Sistema de Garantia de Direitos, está localizado na Avenida dos Estados, 355, Bairro Vila Branca. A nova estrutura, que possui salas individuais de atendimento para todos os conselheiros, além de outros espaços, como banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência, tem por objetivo zelar pelos direitos humanos da criança e do adolescente, em situações que envolvam ameaça ou violação de direitos. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social.

O prefeito Marco Alba, em sua fala, destacou que uma das metas do seu governo era ter serviços em locais adequados de atendimento à população. “Esta renovação de espaço que fizemos no Conselho Tutelar Oeste é para dar condições razoáveis de atendimento.” Ele destacou que a função de conselheiro não é “para qualquer um”, já que o grande objetivo é o de reconstruir a cidadania. “Ver estes ambientes todos novos, bem cuidados, é uma tradução do amor que os conselheiros tutelares pelo trabalho, que na sua maioria das vezes não é nada fácil.”

A coordenadora do Conselho Tutelar Oeste coordenadora Greicy Kelli Silveira Santos, destacou um dado alarmante, de que Gravataí é a segunda cidade em casos de abuso contra criança no Rio Grande do Sul, perdendo apenas para Porto Alegre. “Assim, com este novo espaço, poderemos atender mais e melhor estas crianças que infelizmente, passam por este tipo de sofrimento.”

Greicy lembra que na sede antiga havia apenas duas salas de atendimento, o que tornava o trabalho, por vezes, ainda mais difícil. “Imagina que as pessoas já estão em uma situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, eram obrigadas a contar suas histórias não só para o conselheiro que as atendia, como também para outra família que estava buscando auxílio no mesmo espaço.”

Ela afirma que todos os conselheiros estão muito felizes com esta nova conquista do serviço. “Dobramos de tamanho para atender e acolher melhor todos aqueles que necessitam do Conselho.”

Sensibilidade e melhorias

O secretário Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social Tanrac Saldanha ressaltou a sensibilidade do prefeito Marco Alba para que a estrutura do Conselho Tutelar Oeste fosse melhorada. “Desejo que os conselheiros usufruam deste novo espaço, ainda mais digno, proporcionando um atendimento ainda melhor para as crianças e suas famílias.”

Já o vereador Paulinho da Farmácia, que representava a Câmara de Vereadores do ato, comentou que toda a sociedade deve ficar feliz com este inauguração. “Esta é uma bela estrutura que servirá para o bem das pessoas.”

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Dias, ressaltou a importância de se ter um espaço adequado para a garantia dos direitos das Crianças e adolescentes.

A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba participou da cerimônia. Também estavam presentes os secretários municipais da Educação, Sonia Oliveira, da Saúde, Jean Torman, de Mobilidade Urbana, Alison Silva, de da Habitação, Saneamento e Projetos Especiais, Luciane Ferreira e da Cultura, Esporte e Lazer, Fernanda Fraga. Além do Paulinho da Farmácia estavam os vereadores Neri Facin, Airton Leal e Nadir Rocha.

O Conselho Tutelar Oeste

Fazem parte do Conselho Tutelar Oeste a coordenadora Greicy Kelli Silveira Santos e os conselheiros Iris Cristiane da Silva, Charles Oliveira de Castro, Marilza Pacheco e Sonia Mara Raths Rodrigues. Os telefones para contato são 3600-7710, 3431-7711 e 0800-510-00-40 (Plantão).

Write a Comment

view all comments