• Geral
  • 10 de novembro de 2019

Tradicional Carreteada de Gravataí movimentou a comunidade no Morro Agudo

Tradicional Carreteada de Gravataí movimentou a comunidade no Morro Agudo
Continua Depois da Publicidade

A noite do sábado, 9, foi marcada no Morro Agudo pela abertura oficial da 32ª Carreteada Estadual de Gravataí. Milhares de pessoas passaram pelo acampamento dos carreteiros, localizado na Estrada Dionísio Cardoso de Lima, ao lado da Escola Frei Velloso, no primeiro dia do evento. Durante a manhã ocorreu o desfile das carretas, Ao todo, 210 carreteiros estão acampados no local. O evento ainda contou com missa, apresentações de shows musicais e bancas de vendas de produtos e alimentos.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Paloma Vargas/Prefeitura de Gravataí/Divulgação

O prefeito Marco Alba, em sua fala na abertura, lembrou o casal Leonora e Ramon, precursores no resgate da tradição dos carreteiros, há mais de 30 anos. “Este é um movimento que não é apenas do passado, mas também do presente porque na área rural, a carreta de boi ainda é utilizada para locomoção e até escoamento da produção.” Ele afirma que o evento reforça o amor a tradição e a terra. “Fazemos questão de valorizar e respeitar a nossa história, por isso sabemos da importância de manter este tipo de atividade.”

O prefeito agradeceu os carreteiros não só de Gravataí, como também de Lomba Grande, Taquara, Novo Hamburgo e São Leopoldo. “Aqui, exaltamos a arte de celebrar a nossa cultura com respeito e convivência harmoniosa, além de valorizarmos as localidades não só do Morro Agudo, como da Costa do Ipiranga, da Santa Tecla e do Itacolomi.”

Continua Depois da Publicidade

A secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer Fernanda Fraga, afirmou que o governo do prefeito Marco Alba, sempre se esforçou e trabalhou para a manutenção da história. “Neste evento mantemos vivas as raízes da carreta, precursora da nossa economia, além de proporcionarmos momentos de confraternização em família.”

A presidente da Associação de Carreteiros de Gravataí, Cristiane Duarte, agradeceu o empenho das centenas de carreteiros que participam da ação. “Aqui, estamos valorizando a comunidade da Costa do Ipiranga, do Morro Agudo, da Santa Tecla, de todos que vivem este movimento da carreta.”

Continua Depois da Publicidade
Foto: Paloma Vargas/Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Em nome dos carreteiros, Paulo da Silva, o Paulo Barbudo, 70 anos, agradeceu todo o empenho da Prefeitura para manter viva a tradição da carreta. “Precisamos reconhecer todo o carinho que toda a equipe organizadora tem com os carreteiros e agradecer por termos um evento voltado ao interior e a família. Espero que todos aproveitem este acampamento com alegria.”

A cerimônia contou ainda com a presença da primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e do subprefeito da Costa do Ipiranga João Eitor Correia Fogaça.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Paloma Vargas/Prefeitura de Gravataí/Divulgação

A história viva da carreteada

Conversar com Paulo Barbudo é voltar no tempo e reviver a tradição. Com 70 anos de vida, ele é um dos poucos carreteiros que participou de todas as edições da Carreteada Estadual de Gravataí. “Participo porque precisamos que cada vez mais os jovens saibam como era antes para carregarmos aquilo que plantávamos e precisávamos vender. Pra que saibam como era o nosso trabalho no campo e como muitos de nós vivem até hoje.”

Com sua carreta toda decorada, Paulo Barbudo sempre está disposto a contar uma história. “A gente carrega tudo aqui, do colchão a caixa gelada com a carne. Trago o café e o sabonete, trago tudo, até o creme pra barba, porque o carreteiro tem que ser cheiroso”, brincou. Ele ainda explica que o carreteiro de verdade tem amor pelos seus bois. “A carreta é puxada pelo boi pela força que ele tem, por isso, precisamos respeitá-los e cuidá-los.”

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Retroescavadeira, caminhão e equipamentos de usina; Prefeitura de Gravataí realiza leilão hoje

Retroescavadeira, caminhão e equipamentos de usina; Prefeitura de Gravataí…

A Prefeitura Municipal de Gravataí realiza na tarde desta terça-feira (15) um leilão público para vender veículos e equipamentos usados no…
MP denuncia quatro por peculato e associação criminosa em esquema de venda de túmulos em Gravataí

MP denuncia quatro por peculato e associação criminosa em…

O Ministério Público (MP) de Gravataí denunciou quatro pessoas por associação criminosa, além de peculato – desvio do dinheiro público, e…
Varal Solidário da Prefeitura aqueceu os gravataienses com a distribuição de roupas e calçados

Varal Solidário da Prefeitura aqueceu os gravataienses com a…

Em busca de aquecer a quem mais precisa, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria…