Geral

Suspensão de captações do Rio Gravataí é mantida por pelo menos mais uma semana

Publicado

-

Nível do Rio Gravataí está sendo medido diariamente. Foto: Francisco Marodin/DRH Sema

As medições do nível do Rio Gravataí realizadas nesta sexta-feira (21) marcaram 0,45m na estação de Gravataí é 1,20m em Alvorada. Com isso, a profundidade do rio chega ao sétimo dia seguido considerado crítico em Gravataí. Já em Alvorada foi a nona medição seguida que apontou o estado crítico.

Arte: SEMA

A condição de alerta na estação Corsan Alvorada se configura com leituras abaixo de 1,60m e em Gravataí com marcação abaixo de 0,60m nessa situação as captações devem ser feitas em regime intermitente. Abaixo de 1,30m em Alvorada e 0,50m em Gravataí, a condição passa a ser considerada crítica e passa a vigorar o regime de suspensão das captações para o consumo que não seja o humano.

Por determinação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, as medições são realizadas diariamente. Mas com situação crítica persistindo, o boletim de estiagem divulgado pela secretaria nesta sexta informou que as captações seguirão suspensas até a próxima quinta-feira (27), pelo menos.

Em caso de constatação de captações irregulares, a Sema disponibiliza três contatos para denúncia: o telefone 0800-0312146; o email [email protected]; e o o formulário eletrônico através do link: http://ww3.fepam.rs.gov.br/servicos/envia_mail/orientacoes.asp

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *