Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sogil está entre as três empresas de transporte do RS premiadas no programa Despoluir

Foto: Sogil/Divulgação

A Sogil recebeu nesta última quarta-feira (05),  durante a 21° Transposul, realizada em Bento Gonçalves, premiação do Programa Gaúcho Despoluir, como uma das três melhores organizações do estado no segmento “empresas metropolitanas acima de 150 veículos” referente ao desempenho na emissão de gases poluentes pelos ônibus da sua frota. O certificado foi recebido pelo Gestor de Manutenção da Sogil, Rodrigo Machado.

O Programa Gaúcho Despoluir (programa ambiental do transporte) ocorre desde 2008 e é mantido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (FETERGS), em convênio com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Sobre o Programa

O Despoluir, através da FETERGS, tem realizado, gratuitamente, a aferição dos veículos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Por meio de opacímetros, equipamentos que medem a emissão de gases, as equipes do Programa Despoluir avaliam os veículos de cada empresa. Os dados obtidos, transmitidos para a Confederação Nacional dos Transportes, definem se o ônibus atende os níveis de emissão de gases permitidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Os que são aprovados recebem o Selo Despoluir.

As aferições revelam os estados de manutenção do conjunto dos motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível. Dão, ainda, indicativos para um melhor aproveitamento do combustível, pois quanto mais os veículos poluem, mais combustível consomem.

Write a Comment

view all comments