Simulação de acidente de trânsito chama atenção no Centro



Foto: Resgate Anjos do Asfalto/Divulgação

Uma cena chamou a atenção de moradores e comerciantes na tarde deste último sábado (01), no Centro de Gravataí. O barulho das ambulâncias, dos carros de bombeiros anunciavam alguma grande ocorrência. Na praça, em frente a igreja matriz, um corpo estirado ao solo e o outro preso nas ferragens de um veículo que havia se chocado com uma árvore.

Em meio ao atendimento, risos e gargalhadas de alguns que assistiam a remoção das vítimas. Outros se aproximavam para filmar e registrar o atendimento. Teve gente que levou até cadeira de praia e chimarrão para assistir a ocorrência. No entanto, tudo isso não passou de uma simulação por parte do Corpo de Bombeiros de Gravataí e a equipe de Resgate Anjos do Asfalto.

Conforme Daniel Borges Moreno, capitão do Corpo de Bombeiros de Gravataí, a simulação foi o exercício final da semana de prevenção de incêndio, que contou com uma série de atividades, como palestras e treinamentos em escolas e empresas. Ainda segundo ele, o simulado teve como objetivo estimular a integração e exercitar os colegas para reais ocorrências.

“Como tivemos a semana de prevenção, decidimos finalizar ela com um exercício real. Na ocasião, as equipes se depararam com uma colisão carro x árvore, com duas vítimas. Uma delas projetada para fora do veículo e a outra presa nas ferragens. O objetivo desta atividade é praticar tudo o que temos como regra, desde o deslocamento, a remoção da vítima, até o processo final da ocorrência”, contou ele.

Foto: Resgate Anjos do Asfalto/Divulgação

Ainda segundo  Moreno, a ocorrência foi finalizada com sucesso. Ele ainda garante que nem a equipe sabia o que ia encontrar na cena. “Buscamos deixar tudo muito real, para se parecer o máximo com uma ocorrência de verdade. Avisamos apenas as equipes da fiscalização. O pessoal sabia que ia atender uma ocorrência, mas não sabiam detalhes dela”, finalizou.

Conforme o presidente do Resgate Anjos do Asfalto, Uilson Guilherme Machado, a atividade foi além de tudo um incentivo pelo trabalho conjunto. Ele ainda afirma que é de grande benefício para Gravataí que se tenham equipes voluntárias para ajudar no atendimento em casos de acidentes e demais ocorrências. ” É uma alegria muito grande poder compartilhar conhecimento com todos aqueles que tem por objetivo ajudar o próximo. É um benefício muito grande para o município ter equipes de socorro e resgate que tenham essa integração com as demais forças. Ninguém é melhor do que todos nós juntos”, finalizou ele.


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *