Seminário na cidade | Quinta-feira é dia de falar sobre a Tuberculose



A Prefeitura de Gravataí, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), promove nesta próxima quinta-feira (05) um seminário para debater  a Tuberculose. A ação é em alusão ao Dia Estadual de Mobilização pelo Controle da Tuberculose, que aconteceu em 22 de setembro. O evento tem como público alvo os profissionais da saúde, assistência social, educação e quem atende populações vulneráveis. As atividades iniciam às 9h, na sala Flavio Sabbadini, no Sindilojas Gravataí.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que afeta principalmente os pulmões, sendo tratada através de antibióticos. Os principais sintomas, no início, são a tosse seca por três semanas, febre baixa, falta de apetite, emagrecimento acentuado, palidez e fraqueza. Casos mais graves ainda podem apresentar dificuldade na respiração e eliminação de sangue. O tratamento, em Gravataí, se dá através do SAE.

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h –  Abertura

9h30 – Tuberculose e privado de liberdade

10h – Apresentação da Tuberculose RS

11h – Coffee Break

11h15 – Tuberculose: determinantes do processo saúde-doença

– Tuberculose e população em situação de rua

– Coinfecção Tuberculose/HIV

Intervalo

13h30 – Credenciamento

14h – Aspectos clínicos da tuberculose e tratamento

14h30 – Laboratório

15h15 – Coffee Break

15h30 – Tratamento Diretamente Observado


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *