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Semana de muito calor no Vale do Gravataí

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A Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Gravataí, informa sobre a previsão do tempo a partir de quarta-feira (12), com variação de nuvens pela manhã e chance de pequenas pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. A temperatura máxima deve ser de 34ºC.

Na quinta-feira (13), haverá muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, com temperaturas mais elevadas, chegando aos 33ºC. Já na sexta-feira (14), há possibilidade de pancadas de chuva à tarde. As temperaturas variam entre 22ºC e  33ºC. 

No sábado (15), as temperaturas ficam entre 22ºC e 28ºC, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No domingo (16), o tempo fica parcialmente nublado, e as temperaturas variam entre 20ºC e 31ºC.

Vale lembrar que avisos e alertas são previsões e podem ou não se confirmar. Situações de risco devem ser informadas por meio do telefone de emergência da Defesa Civil, pelo número 153.

As dicas de saúde e o clima para a estação mais quente do ano

A Defesa Civil informa sobre a previsão do clima para o verão 2018/2019 e disponibiliza algumas dicas preventivas de saúde para os dias quentes que se aproximam. “Conforme informações coletadas dos mais diversos centros e institutos meteorológicos, a tendência é de que este verão poderá ser mais quente do que o ano passado”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Gravataí, oficial GM Paulo Roberto, que ainda enfatiza sobre o uso correto do volume de água, evitando o desperdício.

O Centro de Previsão Climática do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) dos Estados Unidos elevou para 70% as chances de ocorrência do fenômeno climático El Niño entre o final de 2018 e início de 2019. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico e a atmosfera reage.

Diante do cenário que se apresenta, a Defesa Civil oferece algumas dicas de Saúde para o verão:

1 – Mantenha-se sempre hidratado, beba água sem misturas, apenas água pura.

2 – Mantenha uma alimentação mais leve e balanceada, devido ao calor o organismo fica mais debilitado diminuindo a capacidade de digerir alimentos gordurosos, carne vermelha, queijos, maioneses, molhos com cremes, pois o calor aumenta a multiplicação de bactérias capazes de causar intoxicações (consulte um nutricionista). A alimentação a base de frutas da época é mais aconselhável e saudável.

3 – Na praia, rios ou piscinas, é importante observar regras básicas de segurança.

a.            No mar – Observe as cores das bandeiras e busque informações com os salva vidas;

b.            No Rio – A maioria dos rios não possuem salva vidas, suas águas são escuras e pode haver objetos como, galhos, vegetação e o solo geralmente é irregular e sempre há correnteza por mais que pareça estar calmo. Não nade sozinho, não permita que crianças se afastem e cuidado redobrado.

4 – Tomar sol pode ser uma atividade muito saudável – se feita da maneira correta. No verão, o uso de protetor solar é obrigatório o tempo todo, pois este produto é capaz de absorver ou refletir a radiação solar, poupando danos permanentes na pele. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja sempre superior a 30, especialmente em crianças e idosos. Reserve as atividades ao ar livre para os períodos de sol saudável: antes das 10h e após às 16h. Na praia ou na piscina, não dispense a companhia do chapéu ou do guarda-sol. Em casos de queimaduras pela exposição solar, use bastante água, temperatura ambiente, e procure auxílio médico especializado. Nunca se automedique, isso pode agravar a situação.

5 – Ter cuidado com uso abusivo de bebidas alcoólicas, pois o álcool expulsa a água das células do corpo através da abundante produção de urina. O consumo excessivo de álcool provoca perda exagerada de líquido pelo organismo – juntamente com a transpiração para regulagem da temperatura corporal nos dias quentes, cria-se o cenário perfeito para levar o corpo à desidratação de maneira muito rápida.

6 – As altas temperaturas do verão aquecem o corpo mais do que o normal, mas existem alguns hábitos simples capazes de minimizar estes impactos. No verão, mantenha-se em local fresco e arejado: além de beber muita água, use roupas leves, evite tecidos sintéticos. Procure permanecer em ambientes bem ventilados, mantenha as janelas da casa abertas e aproveite as correntes de ar. Estas atitudes minimizam o risco de desidratação e aumentam a sensação de bem-estar.

7 – Pratique atividades físicas, mas escolha os horários menos quentes e mantenha-se hidratado.

8 – Cuidados especiais com idosos, pois muitos tem dificuldades de se autoprotegerem:

Roupas leves;

Protetor solar;

Cuidados com exposição prolongada ao sol;

Hidratação constante;

Locais ventilados e arejados;

Alimentação balanceada;

Ao entrar no mar sempre acompanhado;

9 – Desidratação: o problema é causado quando a perda de líquidos é maior do que a sua reposição. Com isso, o volume de fluidos corporais diminui e o organismo deixa de executar suas funções adequadamente.

As dicas de saúde acima foram baseadas em pesquisas e experiências técnicas do Coordenador da Defesa Civil de Gravataí, Paulo Roberto, e não substituem as orientações de um médico especializado. Sempre é bom procurar orientações médicas, principalmente quanto ao uso de protetor solar. Evite a automedicação. 

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

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