Sem empréstimo | Marco Alba anuncia pagamento antecipado do 13° ao funcionalismo público



Foto: Felipe Mendes/Giro de Gravataí

Sob sigilo e após muito suspense, na manhã desta quinta-feira (05) o Prefeito Marco Alba reuniu-se com os vereadores da base, a presidência do Sindicato dos Funcionários Públicos e a imprensa local, para anunciar a antecipação da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público de Gravataí. O pagamento será feito já no próximo dia 17 de outubro, dessa vez, sem empréstimo com o Banrisul, como ocorreu nos anos anteriores, e como ocorre em diversos municípios do estado.

Para o pagamento dessa etapa do 13º salário, o município estima gastar, aproximadamente 8 milhões de reais, esse valor vindo de recursos próprios do município, principalmente do retorno do ICMS, que pro ano que vem sofre baixa de mais de 10% na arrecadação. Ao todo, serão cerca de 5.500 funcionários, entre estatutários, celetistas e cargos de confiança.

Segundo o Secretário da Fazenda, Davi Keller Severgnini, as principais ações que garantiram o pagamento do funcionalismo em dia, foram a eliminação da quinzena e a mudança dos pagamentos para o 5º dia útil, o que proporcionou primeiro o município receber os repasses do estado e da união e depois fazer o pagamento aos funcionários do município. “Nossa prioridade é garantir o salário do funcionalismo, pensando num todo, para que se possa prestar um serviço de qualidade a nossa população, depois se investe, essa é a lógica.”, afirmou o Prefeito Marco Alba.

O funcionalismo é a principal despesa do município, na casa dos 48% da arrecadação, somente esse ano, serão pagos aproximadamente 300 milhões em salários e não há, por enquanto, nenhuma expectativa de reposição.


Escreva um comentário

Ver todos os comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *