Rodrigo Westeuser: Turismo em Gravataí? Como assim?

Rodrigo Westeuser: Turismo em Gravataí? Como assim?
Continua Depois da Publicidade

 

Fonte do Forno | Foto: Rodrigo Westauser

Estamos de volta para a segunda coluna da série sobre Turismo em Gravataí. Após a publicação da primeira coluna sobre a (in)existência de Turismo na cidade de Gravataí no domingo, dia 27 de agosto, confesso que fui surpreendido positivamente com o número de pessoas que leram, comentaram e interagiram com a matéria.

Continua Depois da Publicidade

Dessa vez, trataremos sobre a Fonte Boca do Forno, que se localiza no centro de Gravataí, ali no final da Rua Nossa Senhora dos Anjos.

No início do século XX, o fornecimento de água era bastante precário e a população utilizava poços, vertentes e fontes naturais nos fundos dos quintais. Na metade do século XIX, na Aldeia dos Anjos, atual município de Gravataí, surgiu a ideia de construir uma fonte pública. No ano de 1862 foi construída então a Fonte do Forno, que se tornou o principal ponto de captação de água da Aldeia dos Anjos naquela época, tornando-se, muitos anos depois, ponto turístico da cidade. À época, uma comissão foi formada para definir os parâmetros de construção da fonte. Compuseram o grupo os tenentes-coronéis André Machado de Moraes Sarmento, Felisbino Antônio Alves e Manoel Joaquim Garcês Cabeleira, além do capitão Antônio Rodrigues da Fonseca e de José Francisco de Jesus.

As fontes deveriam ser cobertas, contando com uma abóbada construída de cal, areia e tijolos e fechadas na frente com uma cancela de ferro. A fonte foi construída pelo mestre Augusto, seguindo ordens do coronel Fonseca, então intendente de Gravataí. Devido a seu formato, a construção foi batizada de Fonte do Forno. A vertente provia água não só aos habitantes de Gravataí, mas também aos moradores de vilarejos vizinhos e a cavalarianos que frequentemente passavam por ali e paravam para se refrescar, aproveitando para encher seus cantis com água fresca. Os índios que moravam na cidade eram um dos mais afetados com a falta de água, então por um tempo eles se mudaram para os arredores da fonte pública.

Fonte do Forno | Foto: Rodrigo Westauser

Agora falemos um pouco sobre a lenda da Fonte: existe uma lenda que diz que todos os dias, ao entardecer, um anjo saciava sua sede na fonte, atribuindo-lhe um poder mágico. Segundo a crença, quem bebesse daquela nascente jamais se afastaria da aldeia, ou se isso ocorresse logo voltaria. Devido a esta fábula, as jovens levavam os namorados ao local para tomar água, na esperança de garantirem seus amados.

Continua Depois da Publicidade

Patrimônio histórico: a fonte está na Praça do Forno, no final da avenida Nossa Senhora dos Anjos, entre as ruas Eng. José M. Viana e Coronel Sarmento, no centro de Gravataí, podendo ser visitada em qualquer dia e horário. O lugar tem área de 1.287,00m² com vegetação de arbustos e uma amoreira. A Fonte do Forno foi tombada como patrimônio histórico do município através do decreto nº 4.367/00.

Embora seja um patrimônio histórico declarado pelo município, não há nenhuma sinalização turística, que de praxe deve ser feita com placas de sinalização na cor marrom. O local encontra-se sem nenhuma infraestrutura, não há nenhuma informação sobre a importância histórico-cultural do atrativo, não há lixeiros, bancos, e nenhum tipo de ação é desenvolvida pelo município para manter o atrativo disponível à população.

Continua Depois da Publicidade

Ao conversar com os vizinhos da fonte e questionar sobre as ações públicas realizadas, fui informado de que a limpeza – leia-se varrição – da “praça” é feita pelo pessoal da prefeitura, porém a manutenção de escadas, vias de acesso e demais manutenções são feitas pelos moradores do entorno.

Lamentável que um MONUMENTO que relata a história da nossa cidade e do nosso povoamento esteja largado à própria sorte.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…
Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa em Gravataí

Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa…

  Nesta sexta-feira (29), haverá a 9ª edição da Colheita da Macela, em Gravataí. Promovido pelo Grupo Mais Ciclovias, com apoio…
Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a Educação Especial

Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a…

  Com 1,8 mil estudantes com deficiência na rede municipal de Gravataí, a Secretaria da Educação (SMED) fará a contratação de…