Geral

Rio Gravataí atinge o segundo nível mais baixo desde o começo das medições

Publicado

-

Medição é feita diariamente em Alvorada e Gravataí. Foto: Mário Rangel/ Sema-Divulgação

O Rio Gravataí atingiu hoje (17) o segundo nível mais baixo desde que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente iniciou as medições diárias por conta da estiagem. Na estação da Corsan em Alvorada, o rio está com 1,13m, enquanto na estação de Gravataí, as águas atingem apenas 0,4m. Nos dois pontos a situação é considerada crítica e permanece a suspensão para a captação que não seja para o consumo humano.

 

Arte: Sema/Divulgação

O único momento em que o nível do rio esteve tão baixo foi no dia 8 de fevereiro, dia seguinte a publicação da Portaria da Sema que determinou a suspensão das captações e a medição diária. Naquele dia, as réguas marcavam 1,03m e 0,33m de profundidade em Alvorada e Gravataí, respectivamente. No período seguinte, o nível subiu, passando para as condições de alerta e depois de atenção.

A situação pode ser amenizada entre hoje e amanhã, já que a previsão é de chuva nos dois dias. Para a quarta-feira (19), a previsão é de tempo seco, mas entre quinta e sexta-feira deve chover novamente na cidade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *