Projeto Miguel é aprovado para identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista

Projeto Miguel é aprovado para identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista
Continua Depois da Publicidade
Foto: Alan Vieira/Divulgação

Na quinta-feira (18) foi aprovado, por unanimidade, o projeto de indicação legislativo (nº19/2019) de autoria do vereador Alan Vieira que propõe a realização do teste M-CHAT para a identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas creches e unidades de saúde municipais. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de autistas, e muitas famílias têm tido dificuldades em obter este diagnóstico em tempo adequado para o início de intervenções e de suporte especializado.

Continua Depois da Publicidade

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria orientam que toda criança seja triada entre 18 e 24 meses de idade para o TEA, mesmo sem sinais clínicos claros e evidentes desse diagnóstico ou de outros atrasos no desenvolvimento.

A aprovação aconteceu no dia do aniversário de três anos do sobrinho e afilhado do vereador proponente da lei, Miguel, que o acompanhou durante a sessão. “Meu afilhado é um anjo especial, não pelo diagnóstico recente de alguns traços do Transtorno do Espectro Autista, mas porque me fez repensar o sentido da vida e do meu mandato”, frisou Alan Vieira, às lágrimas em seu discurso na Câmara. O parlamentar pedirá ao prefeito que a lei seja nomeada com o nome do seu sobrinho.

M-CHAT

O teste Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) consiste em 23 perguntas, a partir das quais, dependendo das respostas dadas pelos pais, é feita a triagem da criança como possível autista. As perguntas feitas tratam sobre o comportamento da criança, como apontar para um brinquedo, e sobre suas expressões, como se o filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi até amanhã

Projetos podem ser inscritos no Fundo de Desenvolvimento Social…

  Nesta sexta-feira (29/3) encerram as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2024 da Sicredi Origens, cooperativa atuante em nove…
Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa em Gravataí

Ciclistas farão tradicional colheita da macela nesta sexta-feira santa…

  Nesta sexta-feira (29), haverá a 9ª edição da Colheita da Macela, em Gravataí. Promovido pelo Grupo Mais Ciclovias, com apoio…
Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a Educação Especial

Prefeitura de Gravataí vai contratar 200 profissionais para a…

  Com 1,8 mil estudantes com deficiência na rede municipal de Gravataí, a Secretaria da Educação (SMED) fará a contratação de…