Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Política

Projeto Miguel é aprovado para identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista

Publicado

-

Foto: Alan Vieira/Divulgação

Na quinta-feira (18) foi aprovado, por unanimidade, o projeto de indicação legislativo (nº19/2019) de autoria do vereador Alan Vieira que propõe a realização do teste M-CHAT para a identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas creches e unidades de saúde municipais. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de autistas, e muitas famílias têm tido dificuldades em obter este diagnóstico em tempo adequado para o início de intervenções e de suporte especializado.

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria orientam que toda criança seja triada entre 18 e 24 meses de idade para o TEA, mesmo sem sinais clínicos claros e evidentes desse diagnóstico ou de outros atrasos no desenvolvimento.

A aprovação aconteceu no dia do aniversário de três anos do sobrinho e afilhado do vereador proponente da lei, Miguel, que o acompanhou durante a sessão. “Meu afilhado é um anjo especial, não pelo diagnóstico recente de alguns traços do Transtorno do Espectro Autista, mas porque me fez repensar o sentido da vida e do meu mandato”, frisou Alan Vieira, às lágrimas em seu discurso na Câmara. O parlamentar pedirá ao prefeito que a lei seja nomeada com o nome do seu sobrinho.

M-CHAT

O teste Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) consiste em 23 perguntas, a partir das quais, dependendo das respostas dadas pelos pais, é feita a triagem da criança como possível autista. As perguntas feitas tratam sobre o comportamento da criança, como apontar para um brinquedo, e sobre suas expressões, como se o filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias