Prefeitura de Gravataí monitora estelionatários na venda de casas em áreas de reintegração

Prefeitura de Gravataí monitora estelionatários na venda de casas em áreas de reintegração
Continua Depois da Publicidade
Foto: Reprodução/Divulgação

A oferta com o valor abaixo do mercado chama a atenção. No post do Facebook, aonde os imóveis estão sendo anunciados, informações adicionais ajudam a reforçar o bom negócio. No entanto, por trás de uma simples venda está um esquema irregular, executado por estelionatários em áreas de reintegração de posse em Gravataí. Uma das compradoras, que é moradora de Taquara, viu no Facebook a oportunidade de comprar uma casa na cidade. A residência ficava em um terreno no bairro Padre Réus, na parada 103, e estava sendo ofertada no valor de R$ 12 mil.

Continua Depois da Publicidade

Ao fazer um empréstimo, pagar R$ 8 mil e começar a morar em sua nova casa ela acabou sendo surpreendida. O terreno onde estava sua residência tratava-se de uma área de invasão, e estava passando por uma reintegração de posse, aonde os moradores contemplados iriam ser realocados nas moradias do loteamento Breno Jardim Garcia, que contemplará 2.025 famílias através do programa Minha Casa Minha Vida – parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Gravataí.

Prefeitura monitorando a fraude

De acordo com a diretora de habitação de Gravataí, Luciane Ferreira, a prática tem se tornado comum, e em alguns casos, as mesmas residências estão sendo vendidas para mais de um comprador. “Por se tratar de um valor muito baixo as pessoas acabam fazendo a compra do imóvel, mas elas não sabem que trata-se de residência que sofrerá a  reintegração de posse. Estes estelionatários se aproveitam da desocupação para executar a prática”, disse ela.

Continua Depois da Publicidade

Luciane ressalta que muitos moradores ainda residem nas casas, e por isso, agem de má fé, pois sabem que terão direito a uma moradia no loteamento Breno Garcia e acabam por vender para outros o local onde se encontram hoje, assim lucrando de forma ilegal. “Estamos monitorando estas pessoas que ganharam as residências no Breno Garcia e que estão vendendo suas antigas casas, e que em breve o novo comprador terá que desocupar, mas este, não contemplado com o projeto, acabaria sem moradia e com um baita prejuízo. Infelizmente estes “vendedores” estão comercializando uma área que eles moram, mas que não é mais deles. Estão prejudicando famílias e isso é muito grave”, contou Luciane.

Como consultar?

A Prefeitura de Gravataí também orienta a população que não existe nenhuma possibilidade de venda das residências no Loteamento Breno Jardim Garcia. O órgão ainda alerta para que qualquer dúvida ou suspeita de fraude, que o cidadão se apresente na na Secretaria de Habitação, Saneamento e Projetos Especiais (SMHSPE), que fica no Centro Administrativo Leste, na Avenida Ely Corrêa, 675, bairro Parque dos Anjos.

Continua Depois da Publicidade

O empreendimento

O Breno Jardim Garcia é o maior empreendimento social da modalidade Minha Casa Minha Vida categoria zero a três salários mínimos, do sul do Brasil. As moradias possuem 40,73 metros quadrados, distribuídos em banheiro, cozinha, dois dormitórios, sala e área de serviço externa. Também estão previstas no contrato a construção de três escolas de educação infantil, duas de ensino fundamental, uma escola estadual de Ensino Médio, uma Unidade de Saúde da Família, duas quadras poliesportivas e um Centro de Referência e Assistência Social – CRAS.

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí | Reprodução | Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…