Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Prefeitura alerta para última semana da campanha de vacinação em Gravataí

Publicado

-

 EBC/Divulgação

A população de Gravataí tem até o próximo dia 31 de maio (sexta-feira) para tomar a dose na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde, celebra os números da campanha até o momento.

Como noticiado recentemente, no primeiro balanço da campanha, Gravataí já ultrapassou 56 mil doses aplicadas. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. Agora, o Ministério da Saúde informa que membros da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e membros ativos das Forças Armadas também devem se imunizar.

A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a imunização ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe, como pneumonias.

A campanha nacional de vacinação começou em 10 de abril. Ainda não há informações sobre prorrogação de prazo.

No Rio Grande do Sul, só este ano, já foram registradas três mortes por gripe A. A mais recente foi de um bebê de 11 meses, morador de Sapiranga, no Vale dos Sinos. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou na última segunda-feira, 20, que a morte ocorreu em decorrência do vírus H3N2 – subtipo do vírus da gripe coberto pela vacina . O bebê não estava vacinado. Os outros casos foram registrados em idosos de São Gabriel e Barra do Ribeiro. Um deles foi por H1N1 e outro por H3N2.

Quem tomou a vacina em 2018 precisa tomar em 2019?

Sim, pois conforme o tempo após a vacina passa, os anticorpos para os vírus vão diminuindo, sendo necessário reforçar, novamente, o sistema imunológico através da vacina. E há ainda os casos em que os vírus foram modificados de acordo com a maior incidência dos mesmos no ano anterior.

Cuidados que ajudam

Com a chegada de dias úmidos e frios causados pelas freqüentes chuvas da estação, devemos ter cuidados especiais com a nossa saúde. Além da vacinação, é  sempre bom manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado.

É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.

Quem deve tomar a vacina?

Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:

-Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

-Gestantes;

-Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

-Idosos;

-Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;

-Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

– Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias