Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Destaque Home

Polícia faz nova ofensiva contra comércio ilegal de pássaros silvestres

Publicado

-

Uma ação da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí apreendeu no final da manhã desta quinta-feira (01) mais de 30 pássaros silvestres em um estabelecimento comercial na altura da parada 103, em Gravataí. O local, que funcionava como uma agropecuária, fazia a venda dos pássaros, conforme a ponta a investigação após receber uma denúncia de livre comércio no local. 

Ao todo, 33 animais foram flagrados em gaiolas nos fundos da agropecuária, em um galpão. Apenas um dos pássaros era anilhado – com registro no Ibama. Segundo o delegado Alencar Carraro, as ações tem por objetivo combater os crimes ambientais e os crimes por trás do comércio ilegal, que segundo ele, estão ligados ao enriquecimento ilício por lavagem de dinheiro.

O delegado ainda informou que as ações continuarão na cidade. O proprietário dos pássaros foi preso e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí. Ele responderá pelo crime em liberdade. 

A operação

O desencadeamento da Operação Voo Livre teve início no mês de setembro quando cerca de 70 pássaros foram apreendidos em uma residência na ERS-020. Desde então a Polícia Civil, com o apoio do Grupamento Ambiental vem realizando ações para coibir a prática de tráfico dos animais.

Em uma ação na última terça (30) apreendeu 240 pássaros que eram criados em uma chácara, no bairro Morada do Vale. Além dos animais, a polícia também localizou três Papagaios-Charão, espécie típica da região. Ainda conforme a polícia, o homem fazia não só a venda para compradores no Brasil, como para o exterior, o que acabou configurando tráfico internacional.

Fotos: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias