• Geral
  • 31 de outubro de 2018

Polícia desarticula quadrilha que tirava o sossego de moradores no Loteamento Princesa

Polícia desarticula quadrilha que tirava o sossego de moradores no Loteamento Princesa
Continua Depois da Publicidade

Moradores do Loteamento Princesa, que fica nas proximidades da parada 103 em Gravataí, poderão viver um pouco mais sossegados a partir de hoje. Pelo menos é o que projeta a Delegacia de Homicídios de Gravataí, coordenada pelo delegado Felipe Borba, ao desmantelar na manhã desta quarta-feira (31) uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas na região e que “tocava o terror” nos moradores, desde as ordens de despejo até abrigos para eles em suas residências nos casos de ações policiais.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a investigação, a área já era monitorada há pelo menos um ano, quando diversas ações preventivas foram feitas para coibir o tráfico de drogas. Ainda segundo a polícia, os bandidos não se intimidavam fácil, e faziam um livre comércio de drogas à luz do dia, caminhando pelas ruas com armas nas mãos. 

O estopim para a Liberdade

Liberdade foi o nome de batismo dado pelos policiais à operação, que tinha por objetivo, além de interromper a atuação da quadrilha, dar emancipação para os moradores que viviam diariamente sob pressão e ameaças.

Continua Depois da Publicidade

Mas o estopim para o desencadeamento foi o assassinato do jovem de 21 anos, Djovany Teixeira Machado. Conforme a investigação, um dos traficantes preso nesta manhã teria descoberto que sua namorada estava saindo com um homem, amigo da vítima. Foi então que o acusado, acompanhado de outros dois jovens, chegaram e atiraram contra Djovany, que morreu na hora. 

Prisão bônus

Dos cinco procurados na operação desta manhã a polícia prendeu quatro. Eles, com idades entre 18 e 25 anos eram conhecidos e apontados por outros homicídios ocorridos na cidade, e avaliados pela polícia como “pessoas frias e traiçoeiras”, como contou um policial. No entanto, a caçada do agentes prendeu um velho conhecido, recompensa da ação desencadeada no loteamento.

Continua Depois da Publicidade

Moisés Uilian da Silva Silveira, 28 anos, o famoso “Dragão”. Foi no dia 31 de agosto de 2017 que ele ficou conhecido após aparecer em um vídeo celebrando a captura de dois homens que seriam seus inimigos. No vídeo, os dois jovem que eram primos, foram obrigados a cavar a própria cova, aonde foram mortos a tiros e tiveram seus corpos carbonizados. O crime chocou o país e foi destaque em todo o mundo com matérias em jornais de grande repercussão como El Clarin, Daily Mail e outros.


O Conselho Tutelar de Gravataí também compareceu na delegacia após a polícia constatar que pelos menos três crianças vivam nas residências aonde os criminosos se abrigavam. Conforme o conselheiro tutelar, Emerson Brum, três crianças entre 3 e 5 anos foram atendidas e entregue aos familiares, já que conviviam indiretamente com o tráfico de drogas. “Elas ficavam ali enquanto os homens traficavam ou se escondiam. Correriam muito risco. Fizemos todo o procedimento e encaminhamos estas crianças para familiares, longe da criminalidade”, contou Emerson.

Continua Depois da Publicidade

Paz no Loteamento 

Nas residências dos criminosos a polícia também localizou uma quantidade de drogas, dinheiro e três armas. Uma delas de fabricação artesanal, que representa uma submetralhadora 9mm. Embora tenha sido produzida com ferro e até dobradiça, o poder de fogo é o mesmo de uma arma legítima. 

A polícia avaliou como positiva a operação e busca agora continuar o monitoramento nas áreas deflagradas afim de coibir o tráfico. Eles também pontuar a agilidade da justiça nas representações contra os acusados. “Agora é continuar monitorando o bairro, que está livre desse pessoal. Inúmeras eram as ligações de moradores pedindo providência pois a repressão era grande. A rápida ação da justiça quanto as nossos pedidos também foram essenciais para o sucesso da ação”, disse um policial. 

Continua Depois da Publicidade

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…
Em Gravataí, palestras sobre saúde do trabalhador ocorrem semana que vem

Em Gravataí, palestras sobre saúde do trabalhador ocorrem semana…

  O Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Vale de Gravataí e Bons Ventos, ligado à Secretaria Municipal da Saúde…
Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em Gravataí

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em…

  No próximo sábado, 20 de abril, a Associação Novo Horizonte  irá promover a 7ª edição da Caminhada de Conscientização pelo…