Plano Municipal de Cultura é aprovado na Câmara de Vereadores

Plano Municipal de Cultura é aprovado na Câmara de Vereadores
Continua Depois da Publicidade

Em sessão plenária da Câmara Municipal de Vereadores realizada na manhã desta quinta (24), entrou em votação o projeto de lei nº 08/2016, que institui o Plano Municipal de Cultura de Gravataí, com vigência para o decênio 2016-2025. Com 15 votos favoráveis, 01 abstenção e 3 votos contrários, o projeto foi aprovado sem emendas, fazendo desta data um marco histórico para a área cultural de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Com participação de diversos representantes da comunidade cultural na plenária nas sessões da última terça e nesta quinta, a população exigia a aprovação do Plano sem emendas, por se tratar do último componente obrigatório que faltava para a plena implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), instituído pela Lei Municipal nº 3.484/2014.

O documento engloba quatro macro diretrizes, 21 estratégias e 154 ações que visam orientar as ações da Administração Pública para área da cultura pelo período de 10 anos. O documento está baseado em um diagnóstico aprofundado, realizado pelo projeto “Cidades Culturais: novos rumos para a gestão cultural de Gravataí/RS”.

Continua Depois da Publicidade

Com esse marco histórico, Gravataí torna-se um dos poucos municípios gaúchos, e também brasileiros, a implantar o Sistema Municipal de Cultura através de processos decisórios democráticos, assegurando a participação e o controle social da comunidade cultural em todas as etapas. Estamos garantindo a continuidade das políticas culturais que vem sendo desenvolvidas e a execução de diversas outras reivindicações de muitos anos de artistas, produtores, técnicos, professores e gestores de entidades culturais da cidade.

O principal impacto positivo com essa aprovação será a possibilidade de captação de recursos do Fundo Nacional de Cultura para o Fundo Municipal de Cultura, permitindo mais recursos financeiros e investimentos nesta área tão carente do município. A execução do Plano promoverá o desenvolvimento humano, social e econômico, além de garantir o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso aos bens e serviços culturais aos cidadãos gravataienses.

Continua Depois da Publicidade

O Plano é resultado de discussões entre a sociedade civil e o Poder Público promovidas nas cinco Conferências Municipais de Cultura, ao longo dos últimos dez anos, antecedidas por Fóruns Setoriais de diversos segmentos artístico-culturais. Nesses espaços privilegiados de debate foi construído o texto-base do Plano Municipal de Cultura de Gravataí (PMC), que talvez seja a mais importante política pública a ser instituída em prol da cultura neste município.

Texto: Simone Luz Constante

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…
Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…
Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

  Uma tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira (25) na RS-020, em Gravataí, quando uma mulher perdeu a vida após uma…