Pela primeira vez na história, PT não terá candidato à Prefeitura de Gravataí

Pela primeira vez na história, PT não terá candidato à Prefeitura de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Eleições municipais de 2008 – Foto: Zero Hora

“O partido tem definição de não lançar candidato a prefeito, vamos buscar vaga no Legislativo”. Foi assim que a atual presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Gravataí, Mariza Godoy, respondeu ao convite do Giro de Gravataí para que entrevistássemos um possível candidato do partido para a próxima eleição.

Continua Depois da Publicidade

Esta seria a primeira vez que o partido que governou Gravataí por 14 anos não apresentaria um nome para disputar o comando do município. Presente nas eleições desde 1982, quando o ainda jovem, e desconhecido, professor Daniel Bordignon representou o partido, o PT disputou nove vezes a prefeitura de Gravataí, sendo vitorioso em quatro oportunidades.

A primeira vitória acontece na eleição de 1996, quando Bordignon e Miki Breir conquistaram a maioria dos votos, desbancando nomes tradicionais da política da Aldeia. A segunda vitória, no ano 2000, é a reeleição de Bordignon, líder de um agora gigante PT com milhares de filiados. O vice da vez é Sérgio Stasinski que será eleito prefeito para o terceiro mandato pestista, em 2004.

Após muitas brigas internas e a primeira impugnação de Bordignon, Rita Sanco é alçada ao posto de candidata substituta, e com a maior votação conquistada pelo partido (68 mil votos) torna-se a primeira mulher a governar a cidade.

A primeira derrota acontece em 2012, ano em que Marco Alba vence Bordignon com a vantagem de quem está administrando a cidade há um ano, desde a cassação de Rita, em Outubro de 2011. Nas eleições seguintes (2016 e 2017), com o professor Valter Amaral como candidato, o partido amarga a quinta e sexta posição, respectivamente.

Continua Depois da Publicidade

O fato é que o partido que deteve o poder político na cidade por mais de uma década hoje ocupa espaço na lista dos nanicos e esforça-se para tentar conquistar uma vaga na Câmara.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…
“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”, afirma prefeito sobre a vinda da Shoppe

“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”,…

Após uma das maiores plataformas de comércio virtual do mundo, pertencente ao Sea Group, confirmar a instalação de um centro de…
Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

  Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Gravataí, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou uma operação que resultou…