Paróquia Nossa Senhora das Graças é alvo de criminosos em Gravataí

Pároco mostra como os criminosos utilizaram a cruz para romper uma das portas | Foto: Gabriel Siota Ganzer

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, às margens da Avenida Dorival de Oliveira, foi alvo de criminosos no final da noite desta última quinta-feira (01), em Gravataí. De acordo com o pároco Fabiano Glaeser, após ouvir barulhos vindos do interior da igreja, ele subiu até o escritório para averiguar a situação. Foi neste momento que ele viu a porta sendo forçada e resolveu disparar os alarmes do local afim de espantar os criminosos.  Após três alarmes e com a chegada de membros da comunidade foi possível confirmar que a paróquia havia sofrido uma tentativa de furto.

Para entrar nas dependências os criminosos cortaram as grades que dividem a área da igreja com um terreno baldio. Depois eles forçaram e desmontaram uma porta de madeira; assim já estavam no interior da capela. Lá eles ainda forçaram outras duas portas e vasculharam alguns locais, incluindo a eucaristia. Um pedestal com uma cruz, utilizada nas missas, serviu como equipamento para os criminosos romperem uma repartição aonde ficam os microfones e a aparelhagem de som.

Embora o prejuízo tenha sido amenizado pela frustrada tentativa, Fabiano ressalta que pelo modo de atuação eles poderiam ter planejado a entrada, esperando o melhor momento. “Estava ocorrendo uma atividade de um dos nossos movimentos paroquiais, logo após o término houve a invasão. Possivelmente eles esperaram e já monitoravam nossa paróquia para tentar esse roubo. Um outro ponto é que eles sabiam o que estavam fazendo, e que se tratava da casa de Deus. Se fossem usuários de drogas, ou estivessem alucinados, pegariam qualquer coisa para vender, os cálices da eucaristia por exemplo; são dourados, poderiam ter levado, mas apenas reviraram para buscar algo de maior valor, eles sabiam o que estavam fazendo”, contou ele.

PE Fabiano acredita que o crime tenha sido premeditado | Foto: Gabriel Siota Ganzer

O pároco ainda informou que na próxima terça fará uma reunião com a coordenação para avaliar o prejuízo e fazer investimentos, como a troca das portas e também a possível instalação de câmeras de segurança no local. A Brigada Militar (BM) foi chamada e um boletim de ocorrência foi registrado. Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.


Escreva um comentário

ver mais comentários  

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Campos obrigatórios marcados como *