Para frear a criminalidade em Gravataí, BM aposta na integração com a Guarda e a aproximação com a comunidade

Para frear a criminalidade em Gravataí, BM aposta na integração com a Guarda e a aproximação com a comunidade
Continua Depois da Publicidade

Gabriel Siota Ganzer – Giro de Gravataí

Continua Depois da Publicidade

A Brigada Militar de Gravataí está apostando em uma nova tática para coibir os altos índices da criminalidade no município. O trabalho consiste em aproximar ainda mais a BM da comunidade e também a integração e união com os demais órgãos da área da segurança pública.

O 17º BPM, em Gravataí, além de manter seus projetos sociais, também aposta em um serviço com base em dados e estudos.  Um veículo motorhome usado para o monitoramento,  está servindo como base para a população. Através do setor de inteligência da BM, é feito um levantamento das áreas deflagradas no município e lá como forma de proteção para a comunidade, se coloca o veículo onde no mesmo os populares podem pedir informações, fazer denúncias e também o registro de ocorrências.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o Capitão, Douglas Rossato, o efetivo da Brigada Militar no município, se desdobra em funções ostensivas para coibir o tráfico de drogas. “O ostensivo da Brigada está forte em Gravataí. Estamos buscando sempre atuar de forma mais tática e preventiva. Em 2016 estamos realizando diversas prisões, principalmente por arma e droga, assim freando a criminalidade no município”.

O Batalhão ainda conta com uma colaboração maior, pois como explica o Capitão, de 15 em 15 dias, o efetivo administrativo também vai para as ruas ajudar no policiamento ostensivo,  ficando a disposição da comunidade, ainda segundo ele, foi uma forma de reforçar o policiamento já que sabemos da falta de efetivo que a Brigada Militar tem em todo o estado.

Continua Depois da Publicidade

Integração de órgãos da segurança pública

A Brigada Militar de Gravataí além de apresentar uma maior aproximação com a comunidade busca sempre o trabalho integrado com os demais órgãos. Diversas às vezes, são realizadas no município, operações entre a BM e Guarda Municipal. Rossato explica que existe hoje, uma troca de informação entre as duas forças, o que antes não existia. “Estamos trabalhando em conjunto, trocando informações, fazendo operações e prevenções juntas, isso tudo soma para que possamos trazer mais segurança para o município, coisa que não se vê muitas vezes em outros municípios”.

Continua Depois da Publicidade

O servidor e atual responsável pela Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SMASP), André da Silva Brito, confirma a versão de Rossato e também avalia a integração da Guarda com a BM um benefício contra a criminalidade e garante que a união das duas forças torna o trabalho preventivo e mais eficiente.  “Hoje a Guarda atua em diversas ações com a BM. Particularmente nos damos muito bem e trocamos informações para juntos poder trazer segurança para o município. Aqui em Gravataí, somos modelos para outros municípios que não tem essa integração entre os órgãos. Essa união é fundamental para proteger a população de Gravataí.” Finalizou ele.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…
Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…
Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

  Uma tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira (25) na RS-020, em Gravataí, quando uma mulher perdeu a vida após uma…