Geral

Outubro Rosa com diversas atividades e Desfile das Vitoriosas em Gravataí

Publicado

-

Considerado o segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras, o câncer de mama pode ser descoberto nas fases iniciais por meio dos exames de rotina. Trabalhando para melhorar a qualidade de vida das mulheres e na prevenção dessa doença e do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove um mês de ações voltadas ao combate e prevenção desse tumor.

As ações, que ocorrem nas Unidades de Saúde da Família (USF) e em Unidades Básica de Saúde (UBS), tem como objetivo a conscientização, a promoção do debate e a prevenção. Empresas que entraram em contato com a SMS no mês de setembro também fazem parte dessa corrente de ajuda e informação.

Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Desfile das Vitoriosas

Lutar contra o câncer é um momento delicado e que demanda muita força e apoio por parte da família. A cura ou não, não diminui o esforço das pacientes na hora do tratamento. Para comemorar aquelas que deram a volta por cima e homenagear as que lutaram até o fim a Prefeitura realiza o Desfile das Vitoriosas. A ação tem como objetivo proporcionar um momento de alegria e promoção da autoestima na vida das mulheres. O evento também é uma lembrança de que todas que lutam contra essa doença são vitoriosas.

O Desfile ocorrerá no dia 29 de outubro, às 18h30, em frente à Prefeitura, na Praça da Bíblia. No dia, 50 mulheres mostrarão toda a sua força e garra. As escolhidas fazem parte de um grupo que é indicado para a SMS pelas UBS e USF. Para fazer parte do desfile do ano que vem, você pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo (51) 3600-7199. O evento é aberto ao público e estão todos convidados para prestigiar essas mulheres.

Confira a programação do município para o Outubro Rosa:

USF Itatiaia

14/10 – 14h – Caminhada com entrega de panfletos informativos pelo bairro;


USF Granville

14 à 18/10 – Enfermeiros estarão com agenda específica para saúde da mulher;

 

Secretaria Municipal da Educação

15/10 – 10h30 – Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto-exame das mamas. SMS/DAS; Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)/ Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (SMAT) Enfª Luciane da Silva e Médico Wanderley Caetano.

 

USF Águas Claras

15/10 à 18/10 – /Ulbra-LISAMA – Consulta de Enfermagem agenda aberta na parte da manhã por ordem de chegada para exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, avaliação das mamas e solicitação de mamografia para os casos necessários (conforme protocolo Ministério da Saúde).

 

17/10 – Expresso São Miguel – 9h e 18h Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto – exame das mamas. (SMS/ DAS; SESMT/SMAT) Enfª Luciane da Silva.

UBS Cohab B

17 e 24/10 – 8h às 11h30 Oferta de exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/cp) e exames de mamas com solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde).

 

USF Itacolomi

19/10 – Oferta de exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C e exames de mamas com solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). Também, estará disponível para a atualização de antropometria das famílias do Bolsa Família. A partir do dia 08/10, nas terças e quintas-feiras, haverá salas de espera, no início da manhã, sobre o Outubro Rosa.

 

UBS São Judas Tadeu

21/10 – Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Judas Tadeu/Cesuca – 10h às 17h), oferta de consultas de enfermagem com e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde) e atividades de educação em saúde com palestrantes convidados. Demais dias decoração da UBS com a temática cor-de-rosa, painéis de empoderamento feminino e auto-cuidado, distribuição de material informativo/folders sobre as temáticas voltadas à saúde da mulher e distribuição de preservativos masculinos e femininos.


UBS Vila Branca

21/10 – 9h às 15h – será oferecido aos usuários embelezamento (unhas, cabelo, maquiagem) com a participação do Salão de Beleza Shallom Nissi. Durante o mês será ofertado acolhimento para detecção precoce do câncer de mama pelos enfermeiros da unidade, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C) e exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP).

Prefeitura

21/10 –  10h30 – Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto – exame das mamas. (SMS/ DAS; SESMT/Smat) Enfª Luciane da Silva.

 

Pronto Atendimento 24h

21 e 22/10 – Atividades de saúde voltadas às mulheres trabalhadoras

 

Associação Morada do Vale (AMOVAL)

22/10 – 14h – Aula funcional e roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto-exame das mamas. (SMS/DAS; SMCEL).

 

Gravataí Shopping Center

23, 24 e 25/10 –  Consultório de Saúde Rosa – 10h às 16h parceria com Ulbra-LISAMA Gravataí, oferta de consultas de enfermagem com exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). (SMS/DAS).

 

USF Cohab C

25/10 – Ulbra-LISAMA – 13h às 17h; com coletas de CP, requisições de MMG, realização de testes rápidos, entre outras atividades.

 

USF Princesa Isabel

25/10 – SMCEL/Ulbra-LISAMA – 13h30 – oferta de consultas de enfermagem com exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, confecção de cartão SUS, pesagem do bolsa família, maquiagem, oficina de ginástica, pilates e esmalteria.

USF Parque dos Eucaliptos

25/10 – 13h corte de cabelo, maquiagem, unha, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). Atividades de educação em saúde com palestrantes convidados. Nos demais dias em sala de espera o assunto de prevenção ao câncer de mama e de útero será diariamente abordado.

 

USF Erico Verissimo

25/10 – Ulbra/LISAMA – Manhã e tarde: atividades voltadas à prevenção do câncer de mama, palestras, brechó, dia de beleza, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde).

Câmara de Vereadores

25/10 – 14h Valorização da Mulher (SMS/ DAS/CENQ)

USF Nova Conquista

26/10 – Ulbra/LISAMA – 9h às 12h e 13h às 16h exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde), testes rápidos, orientações de saúde, corte de cabelo, maquiagem, pesagem da bolsa família, orientações de higiene bucal, confecção de cartão SUS.

USF Morungava

26/10 – 8h às 12h e 13h às 17h oferta de exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e solicitação de exames.

USF Itacolomi

26/10 – “Dia D” das 8h às 12h e 13h às 17h com turno estendido, das 17h às 21h. Serão ofertados exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde), sala de espera e apresentação teatral “Promovendo Saúde”, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, solicitação de exames laboratoriais de rotina, verificação de pressão arterial e hemoglicoteste.

Secretaria da Fazenda

28/10 – 10h30 – Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto-exame das mamas. (SMS/DAS; SESMT/Smat) Enfª Luciane da Silva


29/10 
– Desfile das vitoriosas – 18h30 – Praça da Bíblia

UBS São Geraldo

29/10 –  14h – Palestra sobre auto cuidado das mamas, exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP). Teatro sobre violência doméstica; Saúde bucal na gestação; Realização e orientações sobre testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C;

29/10 – Dia da Beleza com Carinho na Praça – 9h às 16h

Orientações sobre Alimentação saudável – Cenq

Orientações sobre Saúde Bucal

Orientações sobre Saúde Mental (Caps AD, Caps II e Capsi)

Orientações sobre Saúde do Trabalhador – Urest

Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – SAE

Orientações sobre Primeiros Socorros – Urgência e Emergência

Estarão presentes no dia: Senac, Mary Kay, Boticário, Práticas Integrativas (Massagem, Reiki e Yoga), Aulão de Ginástica – SMCEL, Fotógrafo. Casa Lilás/Deam e Roda de Capoeira com o Grupo Olufé

USF Santa Cecília

30/10 – 13h às 17h – Livre demanda (sem agenda) para testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). Palestra com a nutricionista voltada para nutrição em saúde da mulher, à tarde, e oferta de manicure.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias