Opinião política: Oposição será maioria independente de quem seja o prefeito | André Santos

Opinião política: Oposição será maioria independente de quem seja o prefeito | André Santos
Continua Depois da Publicidade

Pela primeira vez na história da nossa cidade o término das eleições não mostrou para os gravataienses quem governará a cidade pelos próximos quatro anos, porém a única coisa que sabemos sobre o próximo governo é que ele terá uma oposição com maioria, independente de quem seja o prefeito (a).

Continua Depois da Publicidade

 

Das quatro coligações majoritárias que elegeram vereadores, nenhuma conseguiu formar previamente uma maioria na câmara de vereadores, isso se da devido a forte disputa entre diversos grupos políticos em Gravataí. A divisão foi tamanha que os boatos de bastidores referentes a uma possível nova eleição passam pelo legislativo municipal, e a estratégia vencedora deverá vir de lá.

 

Vamos aos números:

Continua Depois da Publicidade

1- Anabel Lorenzi do PSB: Elegeu em sua base três vereadores do seu partido e mais dois do PSDB, num total de cinco teria uma oposição natural de dezesseis vereadores caso vencesse uma possível nova eleição.

 

2- Daniel Bordignon do PDT: Mesmo sendo a segunda maior coligação desta campanha com sete partidos, elegeu apenas três vereadores, todos do seu PDT, naturalmente essa seria sua própria base caso tenha seus votos validados e for diplomado como prefeito eleito.

Continua Depois da Publicidade

 

 3- Dr. Levi do PSD: Assim como Daniel Bordignon, Levi também teve três vereadores eleitos, porém, diferente de Daniel, Levi é um político de pouquíssimos adversários e uma negociação para ampliar sua base aliada é mais possível caso haja uma nova eleição e ele seja o vencedor.

 

4- Marco Alba do PMDB: Elegeu onze vereadores de sua base em 2012, maioria já consolidada ganhou mais quatro quando assumiu a prefeitura em 2013, teve por muitos tempos incríveis quinze vereadores aliados, perdeu três no último um ano e meio, ficou com doze. Em 2016, elegeu apenas dez, o que faz dele o candidato a prefeito com mais vereadores na base, mas ainda sim enfrentaria uma oposição com maioria de onze parlamentares e caso for prefeito eleito numa nova eleição, ou for diplomado como candidato vencedor dentre os votos válidos, Marco Alba iria precisar se articular entre os vereadores para ter uma maioria na câmara.

Continua Depois da Publicidade

 

De definida a eleição ainda não tem nada, apenas sabemos das dificuldades que novo prefeito terá, não faço ideia de qual será o nome do próximo (a) chefe do executivo municipal, ainda não sabemos nem de que forma virá essa decisão, se por via eleitoral, judicial ou por eleição presidencial na câmara de vereadores, mas essa última hipótese é assunto para a próxima semana. Prestem atenção, 2016-2017 é o período político mais importante da história da nossa cidade.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Gravataí

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos…

  Pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio em curso ou completo podem se inscrever no programa de Formação…
Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Vai ter Gravataí x Cachoeirinha na abertura da Copa RS de Futebol Amador

Vai ter Gravataí x Cachoeirinha na abertura da Copa…

  A 2ª Copa RS de Futebol Amador inicia neste domingo (21/4), com três partidas no Estádio Sady Schmidt, em Campo…