Destaque Home

Médicos de Cuba dão adeus a Gravataí

Publicado

-

O prefeito Marco Alba e o secretário de Saúde e procurador geral do Município, Jean Torman, receberam na manhã desta quarta-feira (21) médicos cubanos que participavam do programa Mais Médicos, do governo federal em parceria com os municípios, que foram chamados de volta a Cuba.

Sem entrar no mérito sobre os posicionamentos dos governos brasileiro e cubano, o prefeito ressaltou o caráter humanitário dos profissionais cubanos: “Quero agradecer pela forma respeitosa, carinhosa e fraterna com que vocês desempenharam suas funções, deixando um legado importante sobre a prática da medicina que trata o paciente em sua integralidade como ser humano”.

 Os 17 profissionais cubanos atuavam em 11 das 18 Unidades de Saúde da Família (USFs), dentro da atenção básica, com as equipes da Estratégia da Saúde da Família, respondendo por mais de 5 mil atendimentos por mês. Cada médico cubano chegava a atender cerca de 300 pacientes mensalmente. “A qualidade do trabalho desenvolvido pelos médicos cubanos se traduz no reconhecimento das comunidades, pelo acolhimento e humanismo”, reforçou Jean. “Neste momento, todo o nosso sentimento se reduz a uma palavra: obrigado.”

 A Prefeitura, através das secretarias de Administração, Modernização e Transparência e da Saúde,determinou a contratação imediata de sete profissionais que restaram do último concurso. Isso, no entanto, depende de esses médicos aceitarem o trabalho. A estimativa é de que em até 60 dias esses profissionais já estavam trabalhando. Enquanto isso, os pacientes poderão ser realocados para Unidades Básicas de Saúde (UBS), que é o caso das USFs Erico Veríssimo e a USF Morada do Vale II.

Participaram também do encontro o ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal Jones Martins e o vereador Nadir Rocha, que em nome da Câmara de Vereadores agradeceu pelo trabalho dos médicos junto às comunidades. 

Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias