Marco Alba autoriza e pavimentação histórica da Estrada Municipal começa

Marco Alba autoriza e pavimentação histórica da Estrada Municipal começa
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeito Marco Alba deu o “canetaço” e autorizou a pavimentação da Municipal. Paulo Oliveira/Prefeitura Municipal de Gravataí

O prefeito Marco Alba assinou no início da tarde desta quarta-feira, 26, a ordem de início das obras de pavimentação da Estrada Municipal, no bairro Neópolis. De chão batido, a via de 2,5 quilômetros liga a Avenida Itacolomi à ERS-020. O valor aproximado é de R$ 3,5 milhões, e o prazo de conclusão dos trabalhos é de oito meses.

Continua Depois da Publicidade

A obra é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras Públicas (Smop), com financiamento com o Banco do Brasil, e execução da Ecovilla Construções. O banco disponibiliza recursos aos municípios que apresentam uma boa gestão fiscal e são liberados de acordo com os projetos que estão em andamento, não havendo comprometimento de prazos.

Ao assinar a ordem de início, o prefeito se disse satisfeito em poder fazer o que é obrigação do poder público, que é dar qualidade de vida às pessoas que moram em Gravataí. “Estamos realizando uma série de obras através de financiamentos porque agora temos condições de pagar, já que arrumamos a casa, colocamos as contas sob controle e limpamos o nome da Prefeitura.”

Continua Depois da Publicidade
Conforme a prefeitura, os 2,5 quilômetros de estrada serão pavimentados – Foto: Paulo Oliveira

Segundo o prefeito, este modelo de financiamento com o Banco do Brasil é seguro porque garante que a obra não irá parar. “Aqui o trabalho é medido e pago. Assim, não se corre o risco de a empresa que está fazendo a obra quebrar por conta de falta de repasses, como acontece em convênios com os governos estadual e federal.”

Sobre este assunto, Marco foi categórico afirmando que não serão mais feitos convênios com o Estado ou a União: “Não farei mais nenhum tipo de convênio porque tanto o Estado quanto o governo federal não cumprem a parte deles e nada acontece. Daí ficamos com obras e precisamos brigar para poder concluir com os nossos recursos. Estou evitando esse tipo de relação que não nos leva a nada.”

Continua Depois da Publicidade

As fases da obra 

O prefeito explicou que até o meio da próxima semana estarão sendo realizados os serviços de topografia. Logo após se inicia a obra de canalização da rede pluvial e drenagem. “Esta é uma das partes mais importantes desta obra, que terá início na ponte e dali se encaminhará para as duas pontas, que são tanto a ERS-020 como a Avenida Itacolomi. Só depois disso feito é que se inicia a preparação da via para o tão sonhado asfalto.”

O prefeito destaca que a cerimônia de ordem foi feita na esquina da Estrada Municipal com a ERS-020 por se entender que, mesmo sendo uma obrigação do poder público, a conquista da comunidade precisava ser celebrada. “Celebramos junto porque conseguimos construir os mecanismos e as ferramentas estruturais e financeiras para dar início a uma obra tão importante para esta comunidade.”

Continua Depois da Publicidade
Vereadores participaram do ato – Foto: Paulo Oliveira
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…
Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…
Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

  Uma tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira (25) na RS-020, em Gravataí, quando uma mulher perdeu a vida após uma…