Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Eventos

Mais de 25 mil pessoas passaram pela Morungava nos quatro dias de Fearg

Publicado

-

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

A 7ª edição da Feira Agro Rural de Gravataí (Fearg) bateu todos os recordes de público do evento. Da última quinta-feira, 8, até este domingo, 11, mais de 25 mil pessoas passaram pelo local. Com o propósito de fomentar e desenvolver cada vez mais a agricultura e a área rural do município, o evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e tem entre outros patrocinadores, Banrisul e Corsan.

Muitas foram as atrações curtidas pelo público, que pode ver maquinários agrícolas, animais e outros produtos coloniais, como hortaliças, frutas, verduras, mel, pães e cucas, entre outros. A boa cachaça também estava disponível para compra, além da história missioneira da cidade e a tecnologia voltada para o campo.

Na abertura oficial, que ocorreu na tarde do sábado, 10, o prefeito Marco Alba destacou o esforço do seu governo em realizar a Fearg. “Quando expusemos a vontade de fazer a feira muitos acharam que não daria certo. Hoje, mostramos não só que a área rural tem público para uma atividade assim, como tem muito para mostrar da sua produção e ainda para crescer.”

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Ele destacou a importância do trabalho no campo para a alimentação das pessoas e geração de renda e ainda o crescimento com relação ao turismo, ainda pouco explorado e precisando ser incentivado. “Nós temos características rurais e até serranas em Gravataí. Sabemos de todo o potencial que a cidade tem nesta direção de Morungava com relação a turismo e gastronomia. Por conta disso, além de realizarmos a Fearg, estamos desenvolvendo o projeto de uma nova rota para a Serra, em que da Freeway, o motorista poderá sair aqui em Morungava.” Para isso, a Estrada Arthur José Soares está sendo totalmente asfaltada e uma Estrada de Ligação será feita.

Marco Alba ainda destacou todo o seu esforço em colocar a “casa em ordem” e limpar o nome da Gravataí, para poder finalmente realizar obras tão essenciais para a mobilidade da cidade, como a duplicação das pontos do Parque dos Anjos, a duplicação da Ponte da Morungava e o asfaltamento de 69 vias, entre outros.

O cuidado com a educação, oferecendo uniformes e material escolar para todos os alunos da rede e o novo Centro Municipal de Saúde, que traz mais qualidade no atendimento da comunidade, também foram exemplificados. “Nosso governo é pautado pela austeridade, ou seja, só gastamos o que podemos, além de termos diminuído de 56% para 12% o endividamento da Prefeitura. Isso é uma gestão séria, que cuida das pessoas.”

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Agradecimentos e sensação de dever cumprido

O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, agradeceu a todos os envolvidos pelo sucesso desta edição da Fearg. “Esta é uma festa do Governo Marco Alba, por conta disso, todas as secretarias se envolveram e deram a sua contribuição. Agradeço a toda a equipe da minha secretaria e a Guarda Municipal, por todo o empenho para que tudo desse certo.” Ele também ressaltou a importância de todos os patrocinadores.

O secretário substituto de Agricultura e Abastecimento, Rafael Evaldt, falou da importância de se apoiar e desenvolver o agro negócio em Gravataí. Já o secretário em exercício do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iuri Camargo, falou da preocupação de preparar Gravataí para o turismo rural. “Temos todo um potencial para turismo rural, hotéis fazenda, gastronomia. Queremos que a nova rota turística que está sendo construída, que Gravataí não seja uma passagem, mas seja um destino turístico.”

Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

O vice-prefeito Áureo Tedesco destacou o trabalho sério e a preocupação com toda a cidade, não só com a área central. “Estamos trabalhando para todos e a área rural, que é a maior do nosso município também será contemplada com as melhorias.” Já o presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, falou do alinhamento do legislativo com o executivo, para que os avanços na cidade possam ocorrer.

Ao todo, foram 157 expositores distribuídos entre expositores internos e externos, praça de alimentação, food truck, comércio ambulante, jogos rurais, feira da economia solidária, feira modelo, agroindústrias, associações, exposição de animais e recreação infantil.  Tudo isso, numa área de mais de 10 mil metros quadrados, junto ao salão paroquial da Igreja Santa Luzia, localizado na Estrada Arthur José Soares, 120, distrito rural de Morungava.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Gravataí.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias